Apresentações Públicas Livro “Prostituição e Tráfico de Mulheres para fins de exploração sexual. Um contributo para a sua delimitação conceptual e aproximação ao contexto português” de Manuel Carlos Silva, Fernando Bessa Ribeiro e Rafaela Granja (CICS.NOVA – UMinho)

Data: 19 e 23 de Janeiro

Local: Livraria Centésima Página – Braga (19 de Janeiro) e Sala 313, Piso 3, Torre A da FCSH Universidade Nova de Lisboa (23 de Janeiro)

Hora: 18h30

Resumo: O tráfico de seres humanos, nomeadamente de mulheres para fins de exploração sexual, constitui um dos problemas mais candentes dos nossos dias. Conectando-se com outros fenómenos sociais como a prostituição e a imigração, o tráfico de seres humanos ocupa um lugar relevante na agenda política e social dos governos, dos partidos políticos, das organizações sindicais e da sociedade civil, merecendo um crescente interesse da parte da comunicação social. Ora, parece manifesto que em Portugal as ciências sociais, em especial a sociologia e a antropologia social, não têm dado o devido relevo ao estudo desta questão, pelo que existe ainda um conhecimento sociológico insuficiente por parte dos cidadão e mesmo para a definição de políticas adequadas ao combate a este flagelo social, demarcando-o contudo, conceptual e politicamente, do fenómeno da prostituição relativamente livre e consentida. Perante este cenário, pretendemos com este livro contribuir para uma clarificação conceptual e distinção entre prostituição relativamente livre e tráfego de mulheres para fins sexuais. Para tal foi elaborado um quadro teórico-metodológico conjugado com uma aproximação empírica e análise de textos e documentos produzidos nos últimos anos sobre o fenómeno, com especial atenção para os que se debruçam sobre a sociedade portuguesa.

Autores: Manuel Carlos Silva (CICS.NOVA-UMinho), Fernando Bessa Ribeiro (CICS.NOVA-UMinho), Rafaela Granja (CICS.NOVA-UMinho)

Comentadores: Alexandra Oliveira (FPCE/UP) e Manuel Lisboa (FCSH/UNL)

Editora: Letras Paralelas