Arturo Rubalcava

s200_arturo.de_nieves_guti_rrez_de_rubalcava

Arturo de Nieves Gutiérrez de Rubalcava obteve em 2007 o Bachelor of Science with Honours in Sociology pela University of Abertay Dundee (Escócia). Um ano mais tarde, em 2008, licenciou-se em Sociologia pela Universidade da Corunha (Galiza). Atualmente realiza a sua tese de doutoramento sobre comportamento eleitoral no Departamento de Sociologia e Ciência Política dessa mesma universidade. Foi ainda bolseiro do Ministerio de Educación y Ciencia do governo espanhol, durante o curso académico 2007/2008 e da Xunta de Galicia entre os anos 2008 e 2010 e contratado pré-doutoral da Xunta de Galicia na Universidade da Corunha, entre o ano 2011 e o ano 2014, assumindo nesse período de tempo a docência de diversas cadeiras em estudos de graduação e de pós-graduação dependentes do Departamento de Sociologia e Ciência Política desta universidade. Durante o ano 2012 foi bolseiro no Departamento de Investigação do Centro de Investigaciones Sociológicas, em Madrid (Espanha). Em 2013 realizou uma estadia de investigação na University of Edinburgh (Escócia), entre os meses de setembro e dezembro. Presentemente é bolseiro no âmbito do I Programa Iacobus, de colaboração científica entre universidades da eurorregião Galiza-Norte de Portugal, desenvolvendo o seu trabalho no Centro de Investigação em Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, entre os meses de setembro e dezembro.

Para além das suas atividades académicas, Arturo de Nieves foi colaborador habitual do jornal digital galego Vieiros e do Portal Galego da Língua, com artigos de opinião sobre língua e sociedade, tendo colaborado também com outros meios de comunicação galegos.
O seu último livro, coordenado junto com Carlos Taibo, professor da Universidad Autónoma de Madrid, é Galego, português, galego-português. Falam 56 figuras da cultura galega (Através, 2013).