Livro Mudanças culturais, mudanças religiosas. Perfis e tendências da religiosidade em Portugal numa perspetiva comparada de Eduardo Duque (UCP)

Por Eduardo Duque (UCP), “O fenómeno religioso tem sido, ao longo dos tempos, objeto de particular atenção. Foi sendo redefinido perante as suas circunstâncias históricas e socioculturais e parece ter sobrevivido aos diversos anúncios do seu desaparecimento, anunciados por via da alienação tanto intelectual (Comte) e antropológica (Feuerbach), como psiquíca (Freud) e socioeconómica (Marx). Todavia é inegável que a modernidade, com a sua consequente individualização social, deixou e continua a deixar marcas de uma progressiva secularização da sociedade.

Eduardo Duque Doutor em Sociologia pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madrid (2008), Mestre em Filosofia pela Universidade do Minho (2002) e Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da UCP-Braga (1999). É Professor da Faculdade de Ciências Sociais da UCP e membro integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. As suas áreas de investigação e atuação têm incidido sobre religião e valores na pós-modernidade, tempo e temporalidades, tendências socioculturais e metodologias. Está envolvido em diversos projetos de investigação com apoio nacional e europeu. Foi distinguido com o prémio Extraordinário da Universidade Complutense de Madrid com a Tese El fenómeno Religioso y sus influencias Sociales: Perfiles y tendencias del cambio religioso en Portugal.

Ficha Técnica:
Autor: Eduardo Duque