II Seminário Exclusão Urbana versus Direito à Cidade Experiências de construção da inclusão em Porto, Lisboa, Braga e Coimbra

 

Data: 28 e 29 de Novembro

Local: 28 de Novembro – 1ª Sessão – Auditório da Junta de Freguesia do Bonfim
29 de Novembro – 2ª Sessão – Auditório da Biblioteca Municipal Publica do Porto

Organização: Laboratório de Habitação Básica e Social / Pelouro de Habitação e Apoio Social

Co-organização: CES-UC / CESNOVA-UNL / CISC-UM / ISSSP

Resumo: O Laboratório de Habitação Básica e Social em parceria com o Pelouro de Habitação e Apoio Social da Câmara Municipal do Porto organizam o Seminário Exclusão Urbana versus Direito à Cidade, de forma a problematizar e aprofundar o campo de reflexão nas áreas da conceptualização arquitectónica, na programação social e nas políticas de direito à cidade. Este seminário vem na continuidade do seminário de Coimbra (2014) no qual se considerou oportuno e fundamental dar continuidade à reflexão aí iniciada de forma a contribuir para uma abordagem mais sistemática, mais transversal e acima de tudo mais operacional.
Foi unanimemente considerado relevante dar continuidade à discussão e à partilha de experiências na área da habitação, da inclusão social e na reafirmação dos valores da coesão no direito à cidade.
No seminário do Porto pretende-se trazer a debate e à consideração dos pares outras experiências, outros programas, outras visões de incluir e de fazer cidade. Valorizando todas as iniciativas que se enquadram nesta perspetiva, inclusivê os programas da cidade e da cultura como instrumentos de participação, de mediação entre a cidade, os cidadãos e as instituições de programação cultural.
Procura-se, também, que este seminário promova reflexões que se possam transformar em programas operacionais na valorização do direito à habitação, a partir das ilhas e dos bairros populares, onde a memória, a morfologia, a escala, o lugar, o simbólico se transforma em instrumentos de apoio à renovação da cidade na sua dimensão física, social, ambiental e cultural.
A apresentação no 1º dia do seminário do projeto “Operação Ilha da Bela Vista” tem como objetivo dar a conhecer todo um complexo programa de intervenção arquitectónica, de renovação e de inclusão social. Onde os instrumentos de mediação entre Pelouro de Habitação e Apoio Social da Câmara Municipal do Porto, LAHB Social, Associação de Moradores foram sendo construídos e aprofundados numa lógica de empowerment social. Neste seminário temos oportunidade de lançar o Álbum Fotográfico sobre a Ilha da Bela Vista.

Entrada Livre

Consultar Programa

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.