15º Seminário Almoço CICS

O 15º Seminário Almoço CICS realizou-se a 22 de Outubro e contou com a oradora Vera Duarte, investigadora integrada do CICS. O tema deste evento foi a delinquência juvenil.
Resumo abreviado: Pretende-se discutir a importância do género na intervenção com jovens delinquentes no sistema de justiça juvenil, e as suas (in)visibilidaes nas agendas política, de investigação e de intervenção. Quão importantes são as diferenças de género na intervenção desenvolvida no sistema de justiça juvenil? Valerá a pena o esforço e a aposta numa intervenção diferenciada? O que se ganha e o que se perde quando dizemos que as raparigas são diferentes dos rapazes? São algumas das questões que pretendem animar o debate.

Nota biográfica: Socióloga, doutorada em Sociologia (2011), pela Universidade do Minho, com um projeto financiado pela FCT sobre Delinquência juvenil feminina. Professora desde 2001, atualmente é Professora Auxiliar no Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e investigadora no Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho (CICS/UM) e na Unidade de Investigação em Criminologia Ciências do Comportamento (UICCC/ ISMAI), da qual é atualmente diretora. O trabalho de docência, produção científica e investigação tem sido, predominantemente, nas áreas da sociologia do crime e das marginalidade, com foco na relação entre delinquência juvenil e género. Publicou recentemente Discursos e Percursos na Delinquência Juvenil Feminina (2012) e co-organizou com Manuela Ivone Cunha a publicação Violências e delinquências juvenis femininas: género e (in)visibildades sociais (2014). Coordena um projeto de investigação sobre desvio juvenil feminino: padrões, necessidades e intervenção.