SPSS em Estudos Quantitativos

Laboratório SIG, Campus de Azurém, Guimarães, entre quarta-feira, 08-10-2014 e quarta-feira, 26-11-2014
Formação que combina o módulo básico e avançado, desenvolvendo competências para o uso do software. Uma organização do Departamento de Geografia, Direcção do Mestrado em Geografia, Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS), Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2 PT), Núcleo de Investigação em Geografia e Planeamento (NIGP).

Uso do software SPSS em estudos quantitativos.
(Módulos Básico e Avançado com certificação)

Público-alvo: Estudantes ou ex-estudantes do 1º, 2º e 3º Ciclos da Universidade do Minho, com interesse no uso de ferramentas estatísticas. Serão previstas 3 vagas para docentes.

Vagas: 15 estudantes (direito a um certificado de participação nas ações de formação) e 3 docentes.

Local de realização: Campus de Azurém (Guimarães) – no Laboratório de Sistemas de Informação Geográfica do Departamento de Geografia da Universidade do Minho.

Competências a adquirir com a formação:
- Aquisição de algumas competências transversais (soft skills), tais como, as que se relacionam com a aplicação de metodologias quantitativas em pesquisas nas áreas de ciências sociais e humanas;
- Capacitação dos estudantes para o uso de ferramentas estatísticas.
- Capacitação dos estudantes para a utlização do software SPSS;

Valor a pagar por cada formação: 15 euros pelo módulo básico e 15 euros pelo módulo avançado.

PLANO DE FORMAÇÃO
Módulo Básico
Dia 8 de outubro (3 horas – 14h30m às 17h30m) – Introdução ao SPSS
Formador: Prof. Gustavo Bastos Braga (Doutorando da Universidade Federal de Viçosa – Brasil).
- Apresentação do software;
- Inserção de dados no programa estatístico;
- Rotular variáveis;
- Definir valores ausentes;
- Obtenção e interpretação de estatísticas descritivas.

Dia 15 de outubro (3 horas – 14h30m às 17h30m) – Utilização de dados no SPSS
- Recodificar variáveis;
- Calcular nova variável;
- split file;
- Selecionar casos para estudo;
- Ponderar casos por peso;
- Interpolação de dados;
- Mesclar arquivos.

Dia 22 de outubro (3 horas – 14h30m às 17h30m) – Uso de gráficos no SPSS
Formador: Prof. Gustavo Bastos Braga (Doutorando da Universidade Federal de Viçosa ? Brasil).
- Criar gráficos bidimencionais (histograma, pizza, barras, etc.);
- Criar gráficos tridimencionais;
- Criar gráficos multidimencionais;
- Usar o seletor automático de gráficos.

Dia 29 de outubro (3 horas – 14h30m às 17h30m) – O uso SPSS como uma ferramenta S.I.G.
- Inserção de shapefiles no SPSS
- Uso de mapas no SPSS

Módulo avançado
Dia 5 de novembro (3 horas – 14h30m às 17h30m) – Testes multivariados no SPSS (Parte I)
Conteúdos:
- Testes de média para amostras para uma amostra, pareadas, independentes;
- Testes de associação e crosstabs;
- ANOVA

Dia 12 de novembro (3 horas – 14h30m às 17h30m) – Testes multivariados no SPSS (Parte II)
- Correlação de Pearson;
- Correlação por postos de Spearman;
- Cluster hierárquico.

Dia 19 de novembro (3 horas – 14h30m às 17h30m) – Testes multivariados no SPSS (Parte III)
- Regressão Linear;
- Regressão Logística binária.

Dia 26 de novembro (3 horas – 14h30m às 17h30m) – Testes multivariados no SPSS (Parte IV)
- Análise fatorial
- Testes não paramétricos

Inscrição
A inscrição pode ser efetuada, até ao dia 3 de Outubro, por e-mail para a Secretaria do Departamento de Geografia (sec@geografia.uminho.pt).