Ialê Falleiros Braga

Iale

Ialê Falleiros Braga é Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fiocruz (2012) e pós-doutoranda pelo Centro de Investigação em Ciências Sociais na Universidade do Minho-Portugal (2014-2015). Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004). É professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (FIOCRUZ). Tem experiência nas áreas de Educação e Saúde, com ênfase em Política Educacional, Educação Profissional em Saúde e Política de Saúde. Vem estudando as relações entre reforma do Estado, sociedade civil e as políticas de saúde trabalho em saúde e educação em saúde, tendo atuação nos seguintes temas: política educacional; educação profissional em saúde; reforma do Estado e política de trabalho e saúde; Estado, sociedade civil e política empresarial na área da saúde.
Sua atual investigação, em âmbito de pós-doutoramento, enfoca as entidades empresariais de saúde em Portugal e os impactos de sua atuação nas relações de trabalho e na formação de profissionais na área da saúde nas duas primeiras décadas do século XXI, com vistas a estabelecer comparações com os resultados obtidos na investigação realizada no doutorado sobre o mesmo tema no Brasil.
Encontra-se a realizar o projeto de pós-doutoramento, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES (Brasil) na Universidade do Minho sob a orientação da investigadora e Diretora do CICS, Ana Paula Marques. Sua atual investigação enfoca as entidades empresariais de saúde em Portugal e os impactos de sua atuação nas relações de trabalho e na formação de profissionais na área da saúde nas duas primeiras décadas do século XXI, com vistas a estabelecer comparações com os resultados obtidos na investigação realizada no doutorado sobre o mesmo tema no Brasil.