Call for papers: Revista Configurações – nº temático14

 

Este número especial almeja dedicar-se de forma crítica e reflexiva as discussões sobre a Governação da Diversidade Cultural no atual contexto mundial. Reconhecemos a diversidade cultural como um dos aspectos mais marcantes das sociedades modernas, tanto em nível doméstico como internacional. Desse modo, pretendemos debater sobre a própria definição da diversidade cultural, o papel das políticas de governação da dita diversidade cultural, em que medida elas podem auxiliar em uma inclusão adequada dos grupos minoritários e na promoção da participação desses grupos na esfera pública. Compreendemos que os processos de globalização contribuíram para o fortalecimento de movimentos sociais que reclamam o reconhecimento identitário, étnico, religioso e linguístico de grupos minoritários e, ao mesmo tempo, para o aumento dos deslocamentos geográficos internacionais intensificando o encontro de distintas culturas. Mais ainda, os Estados Nação foram atravessados por um processo de transformação que os obrigou a redefinir-se, nesse sentido, pretendemos analisar como os Estados Nações europeus e latino-americanos têm lidado com seus pressupostos de integração e reconhecimento da cidadania e como as instituições políticas têm repensando suas práticas acerca da governação da diversidade. Adicionalmente, objetivamos também discutir quais os principais desafios teóricos e metodológicos que a Governação da Diversidade Cultural enfrenta em especial, considerando os diferentes contextos sociais, históricos, políticos e econômicos mundiais.

Este número temático privilegia os seguintes tópicos:

(i) Governação da Diversidade Cultural: problemas e metodologias.
(ii) Diversidade cultural, identitária, linguística, religiosa e étnica em contexto nacional.
(iii) Estado-nação e Nacionalismo Metodológico.
(iv) Políticas de Governação da Diversidade e Políticas de Gênero.
(v) Cidades multi/inter culturais e políticas de governação da diversidade.
(vi) Políticas migratórias e governação da diversidade.
(vii) Políticas de inclusão da diversidade e promoção da participação.
(viii) Políticas da diversidade e povos autóctones.

Prazo de envio:
Os artigos a submeter a avaliação deverão ser enviados até 31 de Outubro de 2014, ao cuidado de Ângela Matos para o endereço cics@ics.uminho.pt

Instruções para os autores:

Os artigos submetidos para publicação passarão por uma triagem inicial por parte da Comissão Editorial da revista que decidirá da sua pertinência face ao âmbito temático do número em causa. Os artigos enquadráveis no número temático serão subsequentemente submetidos ao parecer de dois revisores científicos especialistas na área em causa, em sistema de blind refereeing.
Os textos submetidos para publicação devem conformar-se às seguintes normas:
1. Todos os textos devem vir acompanhados da identificação do(s) autor(es), respectiva filiação institucional e endereço(s) de e-mail.
2. Os textos não devem exceder, no total e exceptuando os resumos, 35.000 caracteres, incluindo espaços.
3. Cada artigo deve ser acompanhado de três resumos (em português, em inglês e em francês), gravados em ficheiro autónomo, com o máximo de 750 caracteres por resumo. O resumo em português deve integrar o ficheiro principal (corpo do artigo).
4. Os ficheiros, em formato Word, devem ser enviados por correio electrónico.
5. Todas as citações devem ser traduzidas.
6. Todos os originais devem:
a) Conter a versão final do texto, pronta a publicar, devidamente revista de gralhas;
b) Vir acompanhados de um título;
c) Conter a indicação de 4 ou 5 palavras-chave, indicadas a seguir ao resumo e nas três línguas indicadas.
7. Na composição e formatação dos textos deve ter-se em conta as seguintes orientações:
a) A utilização de, no máximo, dois níveis de titulação, sem numeração nos casos da Introdução e Conclusão e com numeração árabe para o corpo do texto;
b) As transcrições deverão abrir e fechar com aspas, quando não excederem 4 linhas; no caso de citações mais longas, estas devem ser entalhadas e transcritas sem aspas;
c) Os vocábulos noutras línguas que não a portuguesa devem ser formatados em itálico;
d) Os elementos não textuais devem ser organizados em quadros, gráficos ou figuras, identificados com numeração árabe contínua para cada um destes tipos de elementos;
e) Nas chamadas de notas, que devem ser colocadas em rodapé, devem utilizar-se apenas números sem parênteses;
f) As referências bibliográficas devem ser indicadas entre parênteses no corpo do texto, de acordo com o seguinte padrão: (Rodrigues, 1993: 103); (Costa e Almeida, 1991: 80-84); (Greenwood, 1997a); (Greenwood, 1997b);
g) No final do artigo, deve incluir-se a lista de obras citadas, apresentada da seguinte forma:
- APELIDO, nome próprio (ano), Título do livro, local de edição, editora.
- APELIDO, nome próprio (ano), “Título do artigo”, Título da revista, volume (número), número da primeira e última páginas.
- APELIDO, nome próprio (ano), “Título do artigo/ capítulo”, in Nome próprio
e Apelido (org.), Título da colectânea, local de edição, editora, número da primeira e última páginas.
- Documento na Internet: APELIDO, nome próprio (ano), Título do documento [Online], disponível em: endereço [consultado em: data].
- Locais na Internet e páginas pessoais ou de instituições: Nome [Online], disponível em: endereço [consultado em: data].
- Publicações em revistas na Internet: APELIDO, nome próprio (ano), “Título do Artigo”, Título da Revista, volume (número), número da primeira e última páginas [Online], disponível em: endereço [consultado em: data].

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.