Uma Introdução à Abordagem Sociológica das Identidades

Por Ana Brandão, “Neste livro, são reunidas algumas abordagens sociológicas suscetíveis de contribuir para o estudo das identidades. Trata-se de uma obra de caráter eminentemente pedagógico, onde se pretende, através de algumas leituras escolhidas, dar conta de quadros conceptuais particularmente operatórios para a compreensão da relação entre sociedade e indivíduo. Partindo da questão de saber sob que condições é possível aceder a uma identidade, pretende-se mostrar como a Sociologia tem contribuído para o estudo desse fenómeno de fronteira, que sublinha, simultaneamente, a singularidade individual e a semelhança com os outros, ambas tornadas possíveis pela pertença a uma comunidade.”

Ana Maria Brandão, socióloga, é Professora Auxiliar do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais e Investigadora Integrada do Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho. Concluiu em 2008 o doutoramento em Sociologia, com tese intitulada “E se tu fosses umrapaz?” Homo-erotismo feminino e construção social da identidade (2010, Afrontamento). As suas áreas principais de interesse são os fenómenos identitários, a sexualidade e a sua interseção com o género.

Ficha Técnica:

Autor: Ana Maria Brandão