Ciclo de Conferências/Seminários em Ciências Sociais ConferênciaReflexões sociológicas sobre a fenomenologia libertária de Paul Ricoeur

Data: 7 de Julho

Local: Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais, Campus de Gualtar, UMinho

Hora: 15h00

Orador Convidado: Luís de Castro Santos (Universidade do Rio de Janeiro, Brasil)

Organização: Centro de Investigação em Ciências Sociais

Nota Biográfica:
Luís de Castro Santos é sociólogo. Master of Sciences (Harvard School of Public Health, 1974) e PhD em Sociologia (Harvard University, 1987). Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, instituição na qual exerce as funções de ensino e pesquisa desde 1987, no Instituto de Medicina Social. Pesquisador do CNPq. Membro do Conselho Assessor do CNPq, na área de Ciências Ambientais e Engenharia. Membro do Comitê Julgador do Programa Editorial CNPq/Capes, Chamada 09/2012, para análise de propostas de editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros. Indicado pelo CNPq como consultor na etapa de acompanhamento e avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos: possibilidade de autonomia para mulheres extrativistas no Norte e Nordeste do Brasil – Chamada 32-2012. Recebeu a medalha do Centenário da Fundação Oswaldo Cruz, em 2000, por contribuição relevante à pesquisa histórica e sociológica em saúde pública no Brasil. Dedica-se ao estudo do Pensamento Social no Brasil e Teorias Sociológicas, à Sociologia Histórica da Saúde e à Psicologia Social Comunitária. Líder do Grupo de Pesquisa do Diretório do CNPq, sobre Instituições e Representações de Saúde. Membro do Comitê de Ética de Pesquisa do Instituto de Medicina Social da UERJ (2011-2012), de cujo Comitê se afastou, por discordar das normas da CONEP/Plataforma Brasil para a pesquisa social em saúde. Tem participado ativamente dos debates, nos círculos acadêmicos e em espaços públicos, sobre os “riscos ambientais à saúde”. Dedica-se ainda ao tema — e particularmente a seus desafios — da atuação de Equipes Multiprofissionais, ritos e hierarquias no espaço hospitalar e na atenção básica à saúde no Brasil.

Entrada Livre