14º Seminário Almoço CICS

Hora: 13h15 -14h15

Local: Laboratório Pedagógico Sociologia II

Organizador 14º Seminário: Alix Sarrouy

Tema do 14º Seminário Almoços CICS: Micro e macro mediações culturais : a adaptação de orquestras sinfónicas inspiradas no El Sistema em novos contextos socioeconomicamente desfavorecidos na Venezuela, no Brasil e em Portugal

Resumo abreviado: Com a mundialização dá-se uma multiplicação das “trocas” entre pessoas, entre instituições e entre pessoas e instituições. A mediação cultural torna-se cada vez mais necessária para prevenir eventuais “choques” e para desenvolver o potencial destes interacionismos exponenciais. “Mediação” significa o conjunto dos mecanismos implícitos e explícitos encadeados em ações específicas para alcançar resultados julgados afastados de certos públicos, de certas populações e de certas instituições. “Cultural” é empregue aqui no seu sentido antropológico, ou seja, o mais abrangente, de forma a ter em conta os traços particulares dos grupos sociais ao mesmo tempo que se evidenciam os que lhes são transversais.
Partindo do estudo de três orquestras sinfónicas inspiradas no El Sistema Venezuelano, iremos desenvolver uma análise a dois níveis: micromedição (entre pessoas) e macromedição (a nível institucional e transnacional).
Os públicos-alvo deste estudo são as populações que integram as orquestras e que vivem em contextos socioeconomicamente desfavorecidos de Lisboa (PT), de Salvador da Bahia (BR) e de Caracas (VZ). A escolha de um estudo transnacional parte do princípio que certos problemas sociais são comuns a vários países e que, no caso da prevenção/resolução, as respostas a questões locais podem ser inspiradas por contextos externos.
A orquestra sinfónica em meios desfavorecidos socioculturalmente é um terreno de estudo privilegiado a nível das relações humanas. É uma sociedade em escala reduzida que reúne diferentes sexos, idades, origens, religiões, níveis sociais. Aí podemos desconstruir os processos de mediação.
Nesta apresentação analisaremos a complexidade das mediações nas/entre os três territórios de estudo. A sociologia pragmatista junto com as sociologias da arte, da cultura e da imigração servirão de base teórico-analítica neste estudo qualitativo.

Nota biográfica: Nascido em 1983, de família francesa, cresceu em Portugal na zona de Sintra. Sempre viveu num ambiente multicultural falando quatro línguas corretamente. Tem um Mestrado em Sociologia pelas universidades da Sorbonne Nouvelle e Paris Diderot nos campos da Cultura, da Arte e da Música. Focaliza o seu trabalho nas relações de mediação entre a produção, a difusão e a receção da arte, tendo especial enfoque na educação e na emancipação social.
As suas duas dissertações de Mestrado aprofundam o estudo dos programas inspirados pelo El Sistema venezuelano. É membro do Sistema Evaluation Research and Archive (SERA) e está presente na primeira literature review encomendada pelo Sistema Global em 2013.
Em setembro de 2013 integra o doutoramento de sociologia num regime de cotutela entre a Université Sorbonne Nouvelle Paris III e a Universidade do Minho, para um projeto de três anos.