CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA MEMÓRIA E TESTEMUNHO: Metodologias de Análise de Oralidade, de Escrita e de Imagem (III)

Data: 19 e 20 de Junho

Local: Sala de Atos ICS, UM, Campus de Gualtar, Braga

Público-Alvo: Alunos de licenciatura e pós-graduação; investigadores, docentes, técnicos de instituições culturais e de autarquias

Organização: CITCEM, CICS e CECS

Apresentação: O curso propõe-se trabalhar metodologias de análise de oralidade, de escrita e de imagem para concretizar o desafio de melhor compreender o alcance dos conceitos de memória e de testemunho nos estudos sobre a contemporaneidade. Nesse sentido, parte-se do descentramento destes conceitos dos territórios disciplinares específicos (história, sociologia, literatura, antropologia, arquitetura, psicologia) re-situando-os em abordagens multidisciplinares. O descentramento contribui para problematizar memórias, silêncios e lacunas de confiança histórica, de modo a valorizar experiências de vida e de pensamento comummente marginalizadas do contexto de investigação e dos mecanismos de financiamento correntes, que promovem rotinas de monopolização epistemológica.

Módulo III – Atelier de projetos percursos de investigação em construção
O atelier de projetos pretende constituir um espaço de reflexão sobre percursos de investigação em construção a partir de imagens, conduzido por alunos de pós-graduação.

Quinta-feira, 19 de junho – SALA de ATOS do ICS
14.30h – 18:30h
14.30h Sessão de Abertura
Presidente do ICS, Diretor do Departamento de História, Diretores dos Centros de Investigação (CECS, CICS, CITCEM)