Saúde e Espaço. Abordagem teórico-metodológica em Geografia da Saúde

Por Paulo Nossa (UC/CICS).
“A obra que agora se publica resulta de um projeto de investigação com vista à obtenção do grau de doutor em Geografia. Procura demonstrar que a Geografia, enquanto ciência, esteve historicamente atenta à relação entre a saúde, a doença e os territórios, antecipando muito daquilo que hoje se sistematiza e designa como determinantes sociais da saúde.
Nesta obra, desenvolvida no contexto teórico-epistemológico da Geografia da Saúde, procura-se um enquadramento teorético e conceptual capaz de analisar a evolução espaço-temporal do VIH/SIDA, compreender uma multicausalidade territorial, particularmente ao nível da transmissão e da mortalidade, ao mesmo tempo que equaciona o conceito de acessibilidade aos cuidados de saúde, bem como a pertinência das estratégias de prevenção na sua dependência das estruturas económicas, sociais e políticas contemporâneas. O perfil sindémico de alguns territórios, utilizando a expressão de Singer (1994), resulta da combinação sinérgica de fatores plasmados no espaço, alguns dos quais “invisíveis”, que uma leitura geográfica tem a aspiração de ajudar a descodificar..” (Paulo Nossa, 2014).

Paulo Nossa nasceu em 1966. É doutorado em Geografia (2005). Foi diretor do departamento de Geografia da Universidade do Minho entre 2007 e 2011. Presentemente, é docente no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi co-redator do Plano Nacional de Luta Contra a SIDA (2004 – 2006) e Coordenador da Unidade de Prevenção da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida. Acumula experiência diversa nos domínios do combate ao abandono escolar bem como no âmbito da prevenção e promoção da saúde e políticas demográficas. É autor de diversos livros no domínio da saúde e da educação, bem como de variados artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Ficha Técnica:
Organização: Paulo Nossa