Violências e Delinquências Juvenis Femininas. Género e (In)visibilidades

 

Por Vera Duarte (CICS/ISMAI/UICC), e Manuela Ivone Cunha (CRIA/UM) .
“Partindo de um conjunto diversificado de investigações e dados empíricos recentes, de diferentes contextos geográficos – Portugal, Brasil, Estados Unidos da América e Cabo Verde -, este livro pretende fazer um balanço crítico, comparativo e multidisciplinar das tendências na violência e delinquência em universos juvenis femininos, trazendo para a discussão os conceitos, as definições e as representações sobre delinquências e género. Estarão as raparigas a delinquir mais? De que tipo de comportamento estamos a falar? Em que contextos as raparigas se comportam de forma mais violenta e agressiva? Quais as suas motivações? Em que diferem elas dos rapazes? Em que é que as construções sociais do género influenciam a participação de rapazes e raparigas na delinquência?
Os capítulos deste livro pretendem responder a estas e outras questões, promovendo novos diálogos que se cruzam não apenas a partir das experiências femininas, mas incorporando as relações e as diferenças de género, numa análise de como a estratificação de género pode afetar os caminhos de transgressão.” (Duarte e Cunha, 2014).

Vera Duarte é doutorada em Sociologia pela Universidade do Minho. Docente desde 2001, atualmente é Professora Auxiliar no Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e investigadora no Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS/UM) e na Unidade de Investigação em Criminologia e Ciências do Comportamento (UICC/ISMAI), da qual é diretora desde 2012. Publicou recentemente (2012) um livro sobre Discursos e Percursos na Delinquência Juvenil Feminina.

Manuela Ivone Cunha (Universidade do Minho/CRIA) é doutorada em Antropologia, agregada em Sociologia. A sua investigação tem-se centrado em prisões e instituições totais, em economias informais, nas articulações entre criminalidade, género e etnicidade, nos cruzamentos entre a gestão penal e social da vulnerabilidade e em formas emergentes de dissensão vacinal, tendo a unifica-la uma atenção às transformações da cidadania e das modalidades da acção do Estado. É autora de várias publicações nacionais e internacionais e foi vice-presidente da Associação Europeia de Antropologia Social (EASA).

Índice
Notas Prévias

1.Violências e delinquências juvenis femininas: aproximações à questão
Vera Duarte e Manuela Ivone Cunha

2. The delinquent girl: pattern, causes and treatment for the deliquent girl in America
Margaret A. Zahn e Nicholas J. Richardson

3. Novas feminilidades e gangues em Brasília
Miriam Abramovay e Marisa Fefferman

4. De vítimas a agressoras: a (aparente) dupla posição das raparigas na violência no namoro heterossexual
Sofia Neves

5. Identifying and understanding similarities and differences in adolescent girl´s and boy´s violent delinquencies
Jennifer Schwartz e Katie Clemons

6. Pelos (outros) mundos sociais da infância: territorialidade, género e delinquência
Maria João Leote de Carvalho

7. Questões de género em gangues juvenis em Portugal. Perspetivas de atores que intervêm no fenómeno
Raquel Matos, Telma Almeida e Ana Vieira

8. Masculinidade, violência e espaço público: notas etnográficas sobre o Bairro Brasil da Praia (Cabo Verde)
Lorenzo I Bordonaro

Ficha Técnica:
Organização: Vera Duarte e Manuela Ivone Cunha
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 165
Editor: Edições Húmus
ISBN: 9789897550348

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.