12º Seminário Almoços CICS

O 12º Seminário Almoço CICS realizou-se a 23 de Abril e contou com a oradora Investigadora Bruna Bumachar. O tema do evento foi Nem dentro nem fora:uma etnografia das tramas maternas entre estrangeiras presas em São Paulo
Resumo abreviado: A autora apresentará aspectos de seu doutorado intitulado provisoriamente “Nem dentro nem fora: uma etnografia das tramas maternas entre estrangeiras presas em São Paulo”. Em poucas palavras, a pesquisa em andamento aborda a experiência prisional de estrangeiras em São Paulo, marcada, de um lado, pelo corte com exterior (no duplo sentido do termo, extramuros e seu país de origem), e, de outro, por uma trama de fluxos que lhes garante uma determinada presença no exterior. A partir do trabalho de campo etnográfico junto a três organizações civis, ela busca analisar o modo como as experiências prisionais de estrangeiras são produtos e produtoras de uma série de fluxos que correm, atravessam, multiplicam e criam o universo prisional (intra e extramuros) e o pregresso (de origem). Busca também mostrar como esses fluxos conformam um ambiente prisional transnacional que não é nem dentro nem fora, mas ao longo de múltiplos dentros e foras. Para dar conta desses dois objetivos, a investigadora parte de casos de maternidade entre estrangeiras presas na PFC.

Nota biográfica: Bruna Louzada Bumachar é graduada em turismo pelo Centro Universitário de Vila Velha (2002) e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Campinas (UNICAMP), membro do Grupo de Pesquisa CTeMe (Conhecimento, Tecnologia e Mercado) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).Suas áreas de interesse incluem: prisões, gênero, tecnologias, direito, transnacionalidade e maternidade.