LAHB SOCIAL- INTERNATIONAL SEMINAR ON HOUSING

De 10 a 12 de Abril realizou-se o Seminário LAHB SOCIAL- INTERNATIONAL SEMINAR ON HOUSING. Com a Organização LAHB Social, CICS – Universidade do Minho e contou com os parceiros ISSSP, MIA-ESAP, Bergen School of Architecture

RESUMO:
Inserido no âmbito do LAHB Social, nasceu o 1º Seminário Internacional de Habitação Básica, cuja temática se define pela compreensão da importância da habitação e da inclusão social nas sociedades contemporâneas em processo acelerado de urbanização e, pela negação da generalização de métodos e meios no processo arquitectónico.
A interacção e participação locais são vistos como elemento fulcral para a reflexão e discussão mas, acima de tudo para o diálogo nas tomadas de decisão e acção sobre a cidade, assentando no incentivo a uma abordagem real e directa através da colaboração entre técnicos, profissionais mas também habitantes, aceitando que questões de pré-existencias e espacialidade são também definidas pelas vivencias e aspirações destes e não só do lugar territorial.
A habitação básica e as suas premissas estão no centro das atenções deste seminário multidisciplinar, considerando a habitação, sem dúvida, de importância fundamental na qualidade de vida e na formação das pessoas.
Exploram-se assim estas temáticas, abrindo a discussão arquitectónica e social a profissionais de diversas áreas entendendo a importância da pluralidade de visões e opiniões no desenho de cidade enquanto espaço comunitário, colectivo e de todos.
Pretendeu-se assim uma re-interpretação de “fazer arquitectura”, na procura e execução de soluções para diferentes modos de habitar, que possam elas próprias ser um contributo para transformar as nossas cidades em estruturas urbanas mais justas e mais seguras.

DIA UM
Sessão de Abertura
António Cunha, Reitor da Universidade do Minho (a confirmar)
Ricardo Rio, Presidente da C.M. Braga