Seminário Internacional Brasil – Portugal “Trabalho em Saúde, Desigualdades e Políticas Públicas”

Teve lugar entre os dias 4 e 6 de Dezembro de 2013 o Seminário Internacional Brasil-Portugal “Trabalho em Saúde, Desigualdades e Políticas Públicas”, que contou na organização com uma parceria entre o Centro de Investigação em Ciências Sociais, a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz e ABRASCO. As comissões organizadora e científica foram constituídas por elementos representantes de cada uma das instituições indicadas, nomeadamente Ana Paula Marques, Manuel Carlos Silva e Alice Matos da UMinho e Simone Oliveira, Maria Inês Carsalade Martins e Isabel Lamarca da FIOCRUZ.

Resumo: A reestruturação na esfera produtiva, que se instalou nas sociedades contemporâneas com maior nitidez nas décadas de 1980 e 1990, suscitou amplas discussões sobre os paradigmas em torno do trabalho, recolocando a centralidade do trabalho perante as novas formas do processo produtivo e o mundo do trabalho. Compreender esta nova realidade no campo da Saúde implica repensar as relações de trabalho no complexo da saúde, bem como os processos organizacionais e as interações estabelecidas no processo de produção de bens e serviços, incorporando dimensões económicas, mas convocando também outras de carácter sócio-histórico, jurídico, político e ideológico, sem esquecer a subjetividade no trabalho. Mobilizados por esta linha de investigação interdisciplinar, grupos de pesquisadores provenientes de diferentes Universidades e Centros de Pesquisa brasileiros vêm promovendo, desde 2008, com a colaboração de uma pesquisadora do Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho, atividades conjuntas de forma a estimular o intercâmbio e a produção científica neste campo.
A proposta do Simpósio “Trabalho em Saúde, Desigualdades e Políticas Públicas” inscreveu-se no contexto desta discussão e teve como finalidade corroborar fortalecer a produção acadêmica em Portugal e no Brasil, bem como difundir resultados de pesquisas e ousar inovações na formulação e implementação de políticas públicas neste campo.

Comissão Científica (Portugal):
Manuel Carlos Silva (CICS-UM)
Ana Paula Marques (CICS-UM)
Fernando Bessa (CICS-UM)
Alice Matos (CICS-UM)
Ana Maria Silva (CICS-UM
Manuela Ivone Cunha (CRIA- UM)
João Areosa (Metro de Lisboa/CICS-UM)
Ana Paula Macedo (Escola Superior Enfermagem da UM)
Jaime Correia Sousa (Escola de Ciências da Saúde UM)
Maria Johanna Schouten (CICS-UBI)
Paulo Nuno Nossa (CICS-UC)