Configurações 11 “Território e Desenvolvimento”

 

“Este número 11 da revista Configurações intitulado “Desenvolvimento e Território”, (…) visa trazer ao conhecimento e ao debate alguns artigos sobre a relação entre sociedade e espaço-tempo, mas orientados para uma utilização eficiente e justa dos recursos naturais e, com esta, a potenciação de um desenvolvimento sustentável, amigo do ambiente e suscetível de assegurar o bem-estar para as populações presentes e gerações futuras.” (SILVA, Manuel C. in Nota Prévia)

Índice da Revista
Nota Prévia (Manuel Carlos Silva)
Introdução (Paula Remoaldo, Joel Felizes e Eduardo Duque)

1. Ainda e sempre uma “classe-objeto”? Breve reflexão crítica sobre o papel consignado às populações locais pelas políticas de promoção da “multifuncionalidade” dos territórios rurais (João Queirós)
2. Reestruturação territorial e mobilidade em contexto de baixa densidade: a região da Beira Interior em Portugal (Domingos M. Vaz)
3. Dinâmicas globais e arranjos produtivos para agricultura familiar: o caso do polo de fruticultura Juazeiro-Petrolina no território do Vale do Submédio do Rio de São Francisco, Região Nordeste do Brasil (Celso Franca)
4. As políticas de modernização e desenvolvimento na Amazónia brasileira: olhares sobre o discurso e a questão ambiental contemporânea (Pedro Rapozo e Manuel Carlos Silva)
5. O Ecomuseu como forma de preservação do modo de vida dos faxinais e como vetor de desenvolvimento sustentável dos seus territórios (Tulio Barbosa e António de Sousa Pedrosa)
6. Ecoaldeias: práticas de cuidado a nível global e local (Cristiana Vale Pires e Antónia Lima)
7. A importância da educação ambiental no processo de defesa do patrimônio natural e cultural: o caso de Piraí da Serra – Paraná, Brasil (Edina Schimanski, Jasmine Cardozo Moreira e Paulo Rogério Moro)
8. Revitalización urbana y especialización del centro histórico de Pontevedra (Sara María Torres Outón)
9. Responsabilidad social y território: Hoteles de tres estrelas ubicados en la Eurorregión (María Dolores Sánchez-Fernández)
10. A importância do tempo no desenvolvimento: esboço de uma problemática (Emília Araújo e Arcília Barreto)
11. Resistências e mudanças no “sistema político” local português: proposta de análise a partir de uma comparação internacional (Joel Felizes)
12. Capital Social como instrumento de desenvolvimento sustentável (Eduardo Duque)
13. Medidas para la sustentabilidad, com metodologías participativas (Tomás R. Villasante)

Recensão
João Areosa, O lado obscuro dos acidentes de trabalho: um estudo de caso no setor ferroviário. (Fernando Bessa Ribeiro)

Ficha Técnica:
Centro de Investigação em Ciências Sociais
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 243
Editor: Edições Húmus
ISSN: 1646-5075
Preço: 10€

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.