9º Seminário Almoços CICS

A 29 de Janeiro realizou-se a 9ª Edição dos Seminários Almoços CICS, com a apresentação da comunicação “Envelhecer na prisão: Vivências prisionais, processos identitários e expectativas de reinserção por reclusos idosos” por Adriana Silva, Doutoranda FCT e investigadora do CICS/UM.

Resumo abreviado: Portugal tem atravessado nos últimos tempos um processo de envelhecimento demográfico bastante acelerado. Os Censos realizados em 2011 vieram evidenciar essa realidade, uma vez que 2 milhões dos portugueses contam com mais de 65 anos, representando já 19% do total da população. A população prisional não é imune a este fenómeno: nas últimas duas décadas, a bibliografia internacional no domínio dos estudos prisionais, mas também em áreas como a saúde pública e a administração da justiça, tem vindo a evidenciar questões específicas relacionadas com o progressivo aumento do encarceramento de presos mais velhos. Contudo, são escassos os estudos e inexistentes as políticas institucionais direcionadas para as necessidades e características específicas deste grupo. Esta investigação pretende dar um contributo para a compreensão dos impactos do envelhecimento durante o cumprimento de penas privativas de liberdade, a partir das narrativas construídas em contexto de entrevista, por reclusos com mais de 50 anos de idade.
A metodologia adotada é de cariz qualitativo, baseando-se na consulta de processos individuais de reclusos, estatísticas prisionais e na aplicação de entrevistas semi-estruturadas a homens e a mulheres detidos no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo feminino e no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira.
Nesta comunicação, para além de se ter apresentado os objetivos da investigação em curso, pretendeu-se também apresentar alguns resultados preliminares acerca das vivências prisionais de reclusas idosas.

Cv resumido: Adriana Silva é licenciada e mestre em Sociologia pela Universidade do Minho desde 2009. Nesse mesmo ano concluiu a sua tese de mestrado intitulada “’Aqui não se transforma pessoas. Aqui transforma-se bandidos’. A reconstrução identitária nos jovens institucionalizados em Centro Educativo”. Entre abril de 2010 e dezembro de 2011 foi bolseira de investigação em dois projetos de investigação, nomeadamente “Justiça, Media e Cidadania” e “Base de dados de perfis de ADN com propósitos forenses em Portugal – Questões actuais de âmbito ético, prático e político” coordenados pela Doutora Helena Machado. Desde janeiro de 2012 é doutoranda no Centro de Investigação em Ciências Sociais na Universidade do Minho com um projeto de doutoramento intitulado “Envelhecer na Prisão: Processos identitários, vivências prisionais e expectativas de reinserção por reclusos idosos”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Os seus interesses de investigação incidem principalmente sobre os estudos prisionais, envelhecimento e relações de género.