Trabalho, Técnicas e Mundo. Perspectivas e Debates

Por Fernando Bessa Ribeiro (Docente da UTAD e investigador do CICS), Manuel Carlos Silva e Ana Paula Marques (Docentes da UMinho e investigadores do CICS).
“Este livro, resultante do colóquio “O trabalho, as técnicas e o mundo” organizado em Outubro de 2010 pelo Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho, com o apoio do Centre d’Etudes des Mondes Africains da Universidade de Provença (França), remete-nos para dois tópicos da maior relevância nas ciências sociais: o trabalho e as técnicas. Ele aborda diversos contextos sociais de trabalho, do artesanal ao industrial, e procura compreender as técnicas envolvidas nos modos de aprendizagem observados e os impactos produzidos pelos processos de modernização e de circulação de saberes, alguns de amplitude global. A discussão dos tópicos é feita tomando em consideração diversas escalas de análise, desde os estudos focados em investigações de âmbito micro até outros de âmbito global relacionados com as mudanças nestes campos, algumas de recorte marcadamente sistémico.” (Ribeiro, Silva e Marques 2013).

Fernando Bessa Ribeiro é professor na Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigador no Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho, onde coordena a linha de investigação “Trabalho, desigualdades e políticas públicas”. Capitalismo, trabalho e mudança social em Moçambique, género e sexualidade constituem os seus principais interesses de investigação. É autor de numerosos artigos, livros, capítulos de livros, recensões e comunicações em actas de congressos.

Manuel Carlos Silva Doutorado pela Universidade de Amesterdão em Ciências Sociais e Políticas. Professor Catedrático e Diretor do Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) na Universidade do Minho. Distinguido com o Prémio Sedas Nunes pela obra “Resistir e Adaptar-se” (1998, Afrontamento) sobre o campesinato, tem publicado sobre o rural-urbano, desenvolvimento e desigualdades sociais (de classe, étnicas e género). Foi Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (2010-2012).

Ana Paula Marques Doutorada em Sociologia pela Universidade do Minho, é Professora Associada com Agregação na mesma universidade. Tem publicado vários livros e artigos sobre trabalho, organizações, políticas públicas. É membro do Conselho Geral da Universidade do Minho, investigadora integrada do Centro de Investigação em Ciências Sociais e coordenadora da Secção de Trabalho, Organizações e Profissões da Associação Portuguesa de Sociologia.

Ficha Técnica:
Organização: Fernando Bessa Ribeiro, Manuel Carlos Silva e Ana Paula Marques