Seminário Tempos Sociais “As crises, as Fases e as Ruturas”

Entre os dias 19 e 20 de Novembro de 2013 realizou-se no Instituto de Ciências Sociais da UMinho, o Seminário Tempos Sociais, organizado pelo Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS/UM) e pelo Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS/UM)

O seminário esteve dividido em três momentos. Inicialmente, contextualizou-se a categoria tempo nos trabalhos da Escola Francesa de Sociologia, apresentando as ideias desenvolvidas por Durkheim no seu trabalho de síntese As formas elementares da vida religiosa, assim como o trabalho pioneiro de Henri Hubert, Estudo sumário sobre a representação do tempo na magia e na religião e na magia, posteriormente comentado por Marcel Mauss. Num segundo momento, houve lugar a debate sobre as ideias contidas no Ensaio de Mauss e sua relação com as teses gerais da Escola Francesa de Sociologia acerca do tempo. Por fim, analisaram-se alguns trabalhos etnográficos que lidam com a ideia de sazonalidade, especialmente o conhecido capítulo 3 da monografia Os Nuer, escrita por Evans-Pritchard e outros estudos mais recentes.

Site oficial do evento: http://www.lasics.uminho.pt/tempossociais/