Nação e Narrativa Pós-Colonial I e II. Angola e Moçambique

 

Teve lugar no dia 20 de Novembro de 2013, a Apresentação Pública do livro de Ana Mafalda Leite, Sheila Khan (CICS/UM), Jessica Falconi (CES/UC) e Kamila Rodrigues (FLUC/CESA) na Livraria 100ª Página, Braga, que contou com os comentários da Professora Ellen Sapega (Wisconsin University) e a presença do escritor Luandino Vieira.

“Os ensaios do volume Nação e Narrativa Pós-Colonial I – Angola e Moçambique – Ensaios centram-se em torno das narrativas literárias angolana e moçambicana, em modo comparativo e dialogante, procurando desvelar várias formas de narrar – recriando, conceptualizando – a nação, seus espaços e seus mitos. Este trabalho analisa de que maneira o olhar do escritor é coadjuvante à criação da ideia de “nação”, num trajecto entre a memória, a história, entre a espacialização territorial e a viagem. Procura-se aqui a adequação de novos modos de “narrar” que integram, no seu tecido linguístico e genológico, cruzamentos de tradições culturais, oriundas dos territórios nativos e do ocidente. O livro, na sua parte final, oferece também ao leitor reflexão sobre uma biblioteca pós-colonial e os conceitos de nação, desconstruindo narrativas e repensando a teoria.” (Leite, M.; Owen, H.; Chaves, R. e Apa, L., 2012)

“Nação e Narrativa Pós-Colonial II – Angola e Moçambique – Entrevistas reúne um conjunto de depoimentos de escritores angolanos e moçambicanos, entrevistados especialmente sobre tópicos em torno dos conceitos de nação e de narrativa em ambos os países, muitas vezes seguindo as conversas um subtil fio pessoal resultante da experiência de vida e da reflexão de cada criador. Estas entrevistas enquanto arquivo e material susceptível de pensar critica e criativamente a literatura, a história literária, os conceitos de nação e a relação dialógica entre as literaturas angolanas e moçambicana, virão a ser, certamente, muitos úteis enquanto elementos de conhecimento biográfico, histórico e poético, para todos os interessados e, muito especialmente, para os investigadores e estudiosos das literaturas africanas da língua portuguesa.”(Leite, M.; Khan, S.; Falconi, J.; Krakowska, K., 2012)

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.