Identidades e Estratégias no Poder Local Português. Propostas de Análise de Discurso

Por Joel Felizes (investigador do CICS). “A relevância do poder local foi aqui ponderada tendo em vista uma problematização das implicações do facto de ele ter um estatuto marginal no contexto dos sistemas políticos, marginalidade que, no caso português, segundo demonstram vários estudos, parece agravada. Por
isso, numa primeira impressão, o poder local português, ao veicular um discurso particularmente vocacionado para a anulação da diferença e da conflitualidade, não parece reunir condições para, no quadro democrático, constituir uma instância de competição plural entre projectos políticos rivais.
No entanto, essa marginalidade também sugere a hipótese de existirem no terreno acentuados contrastes, incluindo algumas dinâmicas que podem pontualmente contribuir para a revitalização do poder local. Portanto, este texto também se orienta para a busca, sobretudo no plano dos discursos, das diferentes maneiras de viver e dizer este poder, procurando estabelecer uma ponte entre a diversidade de perspectivas teóricas e a pluralidade de formas que assume a presença do poder local..” (Felizes, 2012).

Joel Felizes Sociólogo e membro do Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho. Docente do Departamento de Sociologia da mesma Universidade desde 1990, é autor de uma tese de doutoramento sobre o poder local português (2005). A sua investigação tem como áreas centrais a sociologia do poder, a sociologia do desenvolvimento e a análise do discurso. Tem alguns trabalhos publicados, sobretudo sobre temas relacionados com o poder local, o desenvolvimento local e regional e a integração europeia, tendo igualmente colaborado em alguns projectos de investigação e iniciativas de planeamento, como no caso dos estudos preparatórios do programa transfronteiriço INTERREG I (Minho–Galiza) e do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Vale do Cavado.

Ficha Técnica:
Organização: Joel Felizes