Classes, Políticas e Culturas de Classe. Capital, Trabalho e Classes Intermédias

Teve lugar no dia 16 de Outubro a Apresentação Pública do Livro de Manuel Carlos Silva e de João Valente Aguiar (orgs.), na Livraria 100ª Página em Braga que contou com os comentários de José Madureira Pinto (IS/UP).

Resumo: “Se, durante os anos ‘90 e primeira década do século XXI, o tema das classes foi-se diluindo por outros de recorte pós-moderno, eis que nos últimos anos ressurge o tema das desigualdades, nomeadamente de classe, com várias publicações de cariz teórico e empírico.
Este livro concretiza mais um conjunto de contributos sobre questões de enorme relevância teórica e política actual. Numa primeira parte são relançadas reflexões e debates sobre o desajustamento das condições objectivas de vida e a não correspondente acção colectiva organizada, convocando e discutindo os vários modelos explicativos; as mudanças na era do chamado capitalismo cognitivo em que o capital humano exigido pelo crescente número de empresas se coaduna com a formação de uma força de trabalho adaptável às novas exigências do capitalismo toyotista; o quadro conceptual sobre classes, valor e cultura com uma focalização sobre identidade colectiva, os princípios relacionais da auto e hetero-organização e a recomposição social, económica e cultural em novos sectores da classe trabalhadora.
Numa segunda parte é feito o resgate da discussão em torno da classe média e, em particular, da classe de serviço e dos processos conducentes a novas formas de luta de classes no plano político e reivindicativo; um rigoroso exercício de enquadramento dos vectores de subjectivação das experiências de acesso ao consumo e dos variáveis índices de bem-estar e qualidade de vida na referida classe média, assim como uma reflexão sobre os impactos da austeridade económica e social nos níveis de consumo da classe média portuguesa e as tensões entre expectativas de mobilidade ascendente e as dificuldades no acesso a certos padrões de consumo; a apresentação de um estudo de caso sobre a subjectivação política das classes dirigentes de São Paulo ao longo das quatro primeiras Repúblicas do Estado brasileiro, evidenciando o trabalho de recomposição dos estratos mais elevados da sociedade paulista.” (Silva e Aguiar, 2012).

Manuel Carlos Silva Doutorado pela Universidade de Amesterdão em Ciências Sociais e Políticas. Professor Catedrático e Diretor do Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) na Universidade do Minho. Distinguido com o Prémio Sedas Nunes pela obra “Resistir e Adaptar-se” (1998, Afrontamento) sobre o campesinato, tem publicado sobre o rural-urbano, desenvolvimento e desigualdades sociais (de classe, étnicas e género). Foi Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (2010-2012).

João Valente Aguiar Doutorado pela Universidade do Porto, é atualmente bolseiro de pós-doutoramento no Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tem desenvolvido estudos nas áreas da Sociologia das Classes Sociais, do Trabalho e da Cultura, tendo publicado vários artigos da especialidade em revistas científicas nacionais e internacionais.

Ficha Técnica:
Organização: Manuel Carlos Silva e João Valente Aguiar