Saúde. Sistemas, Mediações e Comportamentos

Por Alice Delerue Matos e Maria Johanna Schouten (Investigadoras do CICS).
“A saúde é hoje um domínio de pesquisa das Ciências Sociais, aberto a múltiplos olhares disciplinares, como ilustra este livro que acolhe os contributos de autores de diversas áreas científicas, da Sociologia à Antropologia, Geografia, Psicologia e Educação. Adoptando uma perspectiva teórica ou teórico-empírica e metodologias que se estendem da auto-etnografia à analise de focus-groups, estes contributos partilham o mesmo esforço de desconstrução do objeto de estudo – a saúde e a doença. O enfoque dos diversos estudos é amplo e complementar, situando-se ao nível dos sistemas, das mediações e/ou dos comportamentos em saúde. Revisita-se a problemática das desigualdades sociais num contexto de envelhecimento demográfico, e das desigualdades de género numa análise do impacto do stress na saúde. Debatem-se as políticas públicas face à doença mental, à sexualidade juvenil e VIH/SIDA e ao consumo de drogas, e analisa-se o papel da mediação em saúde em contexto escolar e hospitalar. Discutem-se ainda os comportamentos de diversos atores sociais face à saúde e à doença dissecando-se, nomeadamente, a experiência do parto como vivência de autoridade do conhecimento biomédico” (Delerue Matos e Schouten, 2013).

Alice Delerue Matos Professora Auxiliar do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho e investigadora no Centro de Investigação em Ciências Sociais da mesma universidade. É doutorada em Ciências Sociais – Demografia pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica), mestre em Demografia pela mesma universidade e licenciada em Sociologia pelo ISCTE. Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas da Demografia e da Sociologia do Envelhecimento, Saúde e Família.

Maria Johanna Schouten é Professora Associada no Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior e investigadora no Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho. Obteve o doutoramento em Ciências Sociais e Culturais (Antropologia e História) na Vrije Universiteit em Amesterdão e a agregação em Sociologia na Universidade da Beira Interior. Os seus principais interesses de investigação são a Sociologia da Família, Estudos de Género, Sociologia e Antropologia da Saúde e História e Etnografia do Sudeste Asiático.

Ficha Técnica:
Autoras: Alice Delerue Matos e Maria Johanna Schouten
Edição/reimpressão: 2012
Editor: Edições Húmus
ISBN: 9789898139-73-3

Caso queira adquirir esta publicação, poderá consultar as condições em: Livros CICS