XIV Colóquio de Sociologia – Ser Criança. Direito(s) e Risco(s)

Data: 17 de Abril

Local: Auditório do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Hora: 14h00 – 18h00

Organização: Núcleo de Estudantes de Sociologia da Universidade do Minho; Direção do Curso de Licenciatura em Sociologia da Universidade do Minho

Apoios: Departamento de Sociologia da Universidade do Minho, Centro de Investigação em Ciências Sociais

Resumo: “A ideia de que as crianças carecem de cuidados e atenções particulares tem suscitado a atenção dos investigadores e incentivado a conceção e definição de políticas públicas especificamente voltadas para a sua proteção e para a criação de instituições que zelam pela sua aplicação. Todavia, nem sempre as crianças estiveram no centro de tais preocupações e a noção moderna da infância contrasta com as de épocas anteriores. O que significa, hoje, ser criança? O que se espera – e o que se exige – das crianças? Em que consistem os “direitos da criança” e quais os pressupostos ideológicos que os sustentam? O que está em jogo nos discursos acerca da “criança em risco”? De que modo são esses discursos incorporados pelas próprias crianças e como se vêem elas a si próprias? No XIV Colóquio de Sociologia, pretende-se discutir estas problemáticas a partir do contributo de diferentes pontos de vista disciplinares.”