2º Seminário Almoços CICS

 

Teve lugar no dia 24 de Abril a segunda sessão do Seminário Almoços CICS. O tema de debate foi “O Estado Novo e a ‘portugalidade’. A construção da identidade” e a organização esteve a cargo de Vítor Sousa, investigador colaborador do CECS.

Partindo da sua investigação de doutoramento, em curso, intitulada ‘Da portugalidade à lusofonia’ (em Ciências da Comunicação, especialidade em Teoria da Cultura, com orientação do Doutor Moisés de Lemos Martins), apresentOU os dados relativos ao seu trabalho, nomeadamente no que respeita à desconstrução do conceito de ‘portugalidade’ e à observação das práticas do Estado Novo em relação à identidade, através da propaganda.
São dados que decorrem da análise relativa ao surgimento da ‘portugalidade’ no discurso político do Estado Novo, através da hermenêutica interpretativa dos discursos dos deputados da Assembleia Nacional (1935-1974) – em que existia partido único, refletindo a ideologia dominante -, e que indicam que o termo surge em 1951 (o que coincide com a alteração do ‘ato colonial’ e com a ideia então disseminada ‘Portugal do Minho a Timor’). O que, não obstante a ‘portugalidade’ estar ausente dos dicionários de Língua Portuguesa de referência (mas não das edições mais vulgares), se aproxima do que refere o portal ‘Ciberdúvidas da Língua Portuguesa’, que aponta o surgimento da ‘portugalidade’ nos anos 50-60 do séc. XX.
Cruzou, também, estes dados com os obtidos da análise do discurso parlamentar durante o período pós-revolução 25 de abril (‘Constituinte’, 1976) e até à atualidade (Assembleia da República, 1974-2012), para observar eventuais alterações nas práticas discursivas em relação à ‘portugalidade’, em tempo de democracia.
Pretendeu abordar os conceitos de nacionalismo e patriotismo, com as suas ligações à identidade nacional e, também, observar os contextos da hispanidade e da englishness (e da britishness) com a ‘portugalidade’; e mostrar algumas representações que atualmente são feitas da ‘portugalidade’ na sociedade portuguesa (desde a publicidade à política).
Ainda de que de forma muito abreviada, pretendeu expor algumas ideias de como terá sido cunhada a lusofonia, num contexto em que a ‘portugalidade’ se manteve presente e que, ainda hoje, provoca constrangimentos na relação com o ‘outro’ (em ambos os sentidos).

Breve Nota Biográfica de Vítor de Sousa

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.