Editorial

Passado o bem merecido tempo de férias, sujeitas todavia a ginásticas financeiras pelo corte do respectivo subsídio, já nos encontramos, a partir de Setembro, na retoma das nossas actividades profissionais. Sendo a maior parte dos nossos investigadores igualmente docentes, uma das primeiras preocupações tem-se centrado na preparação do ano lectivo, aliás já iniciado a 17 de Setembro.

Não obstante a tendência crescente para a polivalência de funções e tarefas  a ser exercidas pelos docentes e investigadores, poder-se-ia pensar que o ritmo de actividades científicas e publicações pudesse ter abrandado. Se tal não ocorreu,  deve-se ao sentido de responsabilidade e ao brio profissional que nos levam a persistir na organização e na participação em Congressos e noutros eventos científicos. É de realçar, por exemplo,  a edição, já pronta, do número 8 da Revista de Sociologia Configurações sob coordenação de Helena Machado e Ana Brandão e, em fase final, a do número 9 sob coordenação de Alice Delerue Matos, Ana Paula Marques e Manuel Carlos Silva. Por outro lado, além da relevante tese de doutoramento da colega Rita Ribeiro intitulada “A Europa na Identidade Nacional”, editada pela Afrontamento, temos publicado na Editora Húmus diversos livros, a título individual ou colectivo, na colecção Debater o Social.

De entre as participação em congressos, pelo número e qualidade, cabe referir o papel destacado de investigadores do Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) como oradores, coordenadores e comunicantes no VII Congresso Português de Sociologia realizado na Universidade do Porto,  intervenções e comunicações de que foi realizada a 1ª edição on line (cf. www.aps.pt).

Em 2012 o CICS, além de conhecer novos membros, com particular realce para novos membros doutorandos, foi procurado por investigadores estrangeiros enquanto pós-doutorados provindos não só do país mas também do Brasil e da Indonésia, os quais estão sendo orientados por investigadores seniores do CICS. O Centro tem tido, por parte dos coordenadores e membros, doutorados e doutorandos, das quatro linhas de investigação, uma intensa actividade na organização e na participação em eventos científicos nacionais e internacionais, por um lado e, por outro, tem dado um novo impulso na publicação de livros, capítulos de livros e artigos com referees em revistas nacionais e internacionais indexadas, indiciando um maior grau de internacionalização. É sobretudo dalguns destes dados que esta Newsletter dá conta.

Um dos problemas com que o CICS e os demais centros de investigação no país estão confrontados consiste no atraso de pagamento pela FCT das verbas dos respectivos  projectos aprovados para 2011 e 2012, o que tem obstado à execução material e financeira dos mesmos. Entretanto a FCT tem solicitado vários relatórios a que a Direcção tem dado resposta, nomeadamente em Julho e Setembro, devendo dar uma palavra de apreço e reconhecimento às coordenadoras das linhas de investigação e, em especial, às colegas de Direcção, Alice Delerue Matos e Maria Johanna Schouten e à Secretária da Direcção, Ângela Matos. Esperemos que os nossos esforços se traduzam em efectivo apoio às diversas actividades do CICS. Em todo o caso, estamos cientes que nestes tempos de restrições e incertezas, impõe-se diversificar as fontes de financiamento dos projectos do CICS.

O CICS, juntamente com a Associação 25 de Abril e outros Centros de Investigação (CES, Socius, IGOT), está a preparar o Forum “Cidadania pelo Estado Social” a ter lugar, em Lisboa, a 10 de Novembro na Fundação Calouste Gulbenkian, para o que o CICS contribui também com a organização prévia na UM, juntamente com o CIED e o SPN,  de um colóquio intitulado “Defender a Educação Pública” a realizar a 26 de Outubro no B2 do CPII.

Por fim, resta-me no editorial desta Newsletter saudar e felicitar os investigadores e, em particular, os que se têm empenhado mais nas actividades e nas publicações científicas, o qual não só será gratificante para os próprios como reverterá em benefício do colectivo.

Manuel Carlos Silva