Editorial

Como primeira nota nesta Newsletter importa referir que acabamos de compilar os resultados das actividades de 2011 no respectivo relatório, primeiro, para os órgãos do Instituto de Ciências Sociais e da Universidade do Minho e, mais recentemente, para a Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Permitam-me que destaque alguns dados de relevo: a sustentabilidade do Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) e seus progressos, tal como foi atestado pelos pareceres dos membros da Comissão de Aconselhamento Externo, nacionais e estrangeiros, o aumento de membros integrados, a formação avançada de mais dois doutorados, a conclusão de vários projectos nacionais e internacionais em 2011, a participação forte de membros do CICS em congressos nacionais e internacionais, as publicações em revistas nacionais e internacionais, a edição da Revista Configurações e a publicação de diversas obras de membros do CICS em várias editoras e, em particular, na Afrontamento e Húmus, designadamente na colecção Debater o Social, sobre temas tais como media, justiça, género, cultura, identidade, infância, governança, responsabilidade social, entre outros.

Neste quadro devo sublinhar o esforço dos colegas do CICS  pelo seu persistente esforço e dedicação nas actividades, na implementação os projectos e nas publicações. Seguidamente, devo assinalar o trabalho de partilha colegial na direcção e coordenação do CICS por parte das Directoras Adjuntas e das coordenadoras de linhas. É igualmente gratificante o crescente interesse de colegas, amigos e pessoas interessadas nas actividades do CICS, designadamente nos seus projectos, eventos, publicações dos investigadores efectivos e associados.

Como já tem sido referido, as actividades têm sido organizadas por quatro linhas de investigação, a saber, (i) Cultura, Ciência e Identidade; (ii) População, Família e Saúde; (iii) Organizações, Território e Desenvolvimento; (iv) Trabalho, Desigualdades e Políticas Públicas. Importa entretanto sublinhar que tem havido e continuará a haver actividades e iniciativas que cruzam diversas linhas e potenciam colaborações de investigadores de várias linhas de investigação e/ou provenientes de diversos saberes das ciências sociais, tal como se poderá constatar nalgumas delas como, por exemplo, o Congresso da Crise da(s) Socialização(ões), a temática da Responsabilidade Social das Organizações. Aproveito para agradecer o trabalho por parte dos/as coordenadores das linhas de investigação pela ordem acima referida: Helena Machado, Alice Matos, Paula Remoaldo e Fernando Bessa Ribeiro.

Através de relatórios, assim como pelos canais habituais e, em particular, pelos números anteriores da Newsletter sobre eventos passados mas também sobre eventos programados no próximo futuro temos dado conta da vida corrente do CICS e, em particular, dalgumas das suas iniciativas mais marcantes. Desta vez fazemo-lo pelo meio mais acessível e célere – o nosso site – , sendo a Newsletter editada com maior regularidade e frequência. Para a criação e manutenção do Site, creio dever uma palavra de agradecimento à Paradigma como empresa responsável da criação do Site , à Directora Adjunta Alice Matos, à Secretária do CICS Ângela Matos e aos doutorandos Rui Cruz e Rita Neves.

É de sublinhar o aumento significativo de doutorandos no CICS neste último ano, nomeadamente de bolseiros de doutoramento pela FCT, e a dinâmica destes jovens investigadores que para garantir o futuro da investigação em ciências sociais em Portugal e o seu próprio futuro com dignidade, não poderemos deixar de ser solidários com as suas causas e reivindicações, a começar, por serem tratados como trabalhadores científicos com direitos.

Por fim, é aliciante constatar a participação significativa de membros do CICS, incluindo doutorandos, nos congressos e seminários que se avizinham nomeadamente o próximo Congresso Português de Sociologia a ter lugar no Porto de 19 a 22 de Julho.

O Diretor do CICS

Manuel Carlos Silva