Mulheres da Vida. Mulheres com vida: Prostituição, Estado e Políticas
Manuel Carlos Silva
2010
Editora Húmus, 292 pág, – ISBN 9789898139382
Estando colocadas no centro de muitos debates científicos e políticos, a prostituição e outras práticas sexuais marcadas pelo interesse económico explícito são um factor de divisão e de conflito entre forças políticas progressistas, incluindo clivagens no seio do movimento feminista. Como o leitor constatará (e avaliará), uma linha de força, simultaneamente de inquietação e proposição, perpassa o livro: compreender de forma densa o fenómeno do sexo mercantil, tendo em vista a produção de contributos que possam enriquecer uma agenda política emancipatória comprometida com a definição de políticas de cidadania orientadas para a não-discriminação e a não-estigmatização dos modos de vida e das práticas, incluindo as que se relacionam com o corpo, dos actores sociais que vivem do comércio do sexo.
Índice | |
Agradecimentos |
5 |
Apresentação
Manuel Carlos Silva e Fernando Bessa Ribeiro |
7 |
|
|
1.Prostituição e formas de controlo feminino: trabalho, sexualidade e poder
Manuel Carlos Silva |
5 |
2. “The greatest crime in the world´s history” uma análise arqueológica do discurso sobre tráfico de mulheres
Lorenzo Bordonaro e Filipa Alvim |
51 |
3. Prostituição e migrações e a acção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
José van der Kellen |
75 |
4. Imagens e auto-imagens de trabalhadoras sexuais
Maria Johanna Schouten |
85 |
5. O discurso biomédico da defesa da saúde e a prática da prostituição: do movimento higienista à era pós-sida
Paulo Nuno Nossa |
95 |
6. Violências sobre trabalhadores do sexo ou a reacção social à prostituição de rua
Alexandra Oliveira |
107 |
7. Narrativas judiciais em torno da prostituta-mãe: significados e vulnerabilidades no caso da investigação judicial da paternidade
Helena Machado e Susana Silva |
123 |
8. “Puta de vida que me fez puta”: visões e incursões na prostituição de rua
José Manuel Oliveira e Sá |
137 |
9. Prostitución femenina adulta y infantil: Estudio comparativo en la ciudad de México y en el noroeste de Galicia
Laura Pallares |
155 |
10. Mulheres que trabalham, homens que se envolvem: género, estratégias e práticas na prostituição abrigada
Octávio Sacramento e Fernando Bessa Ribeiro |
165 |
11. Prostituição feminina em regiões de fronteira: Uma análise aos resultados produzidos pelo questionário
Ernesto Valério Soares de Figueiredo |
183 |
12. “Gringos e nativas”: representações do turismo estrangeiro e suas acompanhantes no bairro Praia de Iracema na cidade de Fortaleza (Ceará-Brasil)
Roselane Bezerra |
205 |
13. A moralidade da prostituição
Cinara Nahra |
221 |
14. Prostitutas e feministas: refazer abordagens, reconciliar caminhos
Pedro Pinto, Conceição Nogueira e Manuela Tavares |
233 |
15. La prostitución en la España actual: falências abolicionistas y realidades complejas
José Luis Solana |
255 |
16. Proibições, abolições e a imaginação de políticas inclusivas para o trabalho sexual |
277 |