Poderá a igualdade de género impulsionar a criação de formas inovadoras de crescimento económico? Relançar a economia através de redes e da internacionalização no setor do turismo
Referência: PTDC/CS-SOC/119524/2010
Responsável: Carlos Costa
Equipa: Zélia Breda (UA); Paula Remoaldo (CICS/UM); Anabela Correia (IPS); Elisabete Figueiredo (UA); Jorge Arroteia (UA); Manuel Salgado (IPG); Inês Carvalho (UA); Sandra Caçador (UA).
Entidade proponente: Universidade de Aveiro Entidades Parceiras: Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE); Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG)
Entidade financiadora: FCT
Objetivos: O projecto pretende dar contributos para a discussão sobre a persistência de tendências que inibem a ascensão das mulheres a funções de liderança, procurando fornecer pistas e soluções para este problema. Dentro do contexto Português, este projecto visa especificamente: (i)Fazer o diagnóstico do emprego em organizações do sector do turismo; (ii) Analisar a importância das mulheres neste sector; (iii) Analisar e avaliar as razões e as limitações à mobilidade vertical das mulheres; (iv) Criar um modelo que permita a progressão na carreira das mulheres e a optimização do capital humano das empresas. Uma vez elaborado o diagnóstico da situação actual das mulheres e homens com formação superior em turismo, serão feitas sugestões de modo a permitir uma participação por género mais equitativa na economia. Neste sentido, acredita-se que o projecto pode ter fortes implicações de gestão, contribuindo, assim, para uma maior equidade e justiça no contexto laboral, bem como para uma melhoria do desempenho e competitividade do sector do turismo, uma vez que este está fortemente dependente do seu capital humano.
Duração: 2011 – 2015