Saberes, Autonomias e Reflexividade no Trabalho Profissional no Terceiro Sector

 

Referência: PTDC/CS-SOC/098459/2008

Investigador Responsável: Telmo Caria (Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FPCE-UP)

Membros da equipa: Ana Paula Marques (CICS-UM), Armando Loureiro (UTAD), Berta Granja (ISSSP), Fernando Pereira (Escola Superior Agrária de Bragança), Maria Cristina Rocha (CIIE/FPCEUP) e Maria Isabel Costa (CIIE/FPCEUP).

Entidade Financiadora: FCT

Objetivos: O projeto de investigação tem como objetivo desenvolver uma estratégia etnográfica de recolha e análise de dados sobre o saber e as competências profissionais que evidencie a subjectivização e a inteligibilidade que o trabalho tem, na interacção social, para o próprio profissional, com base numa auto-descrição detalhada e pormenorizada da sua actividade e numa auto-reflexão sobre aspectos observados da sua actividade pelo investigador. Importará, ainda, entender quais as condições sócio-organizacionais existentes no Terceiro Sector que são facilitadoras ou inibidoras das (des)continuidades entre as competências reflexivo-discursivas e as reflexivo-práticas uma vez que se sabe que ambas têm epistemologias diferenciadas – portanto, formas de mobilização do conhecimento também diversas – e, por isso, a reflexividade de um tipo não implica necessariamente o desenvolvimento do outro. Para este efeito, serão realizados inquéritos sobre o poder e a autonomia que, no plano simbólico, técnico e político, os profissionais possuem em contexto de trabalho e que lhes permite desenvolver os seus saberes e, em consequência, as competências reflexivas identificadas.

Duração 2010-2013