Estratégias Locais de Melhoria da Escola em Áreas Desfavorecidas: Programas públicos e privados de intervenção
Referência: PTDC/CPE-CED/114789/2009; ~
Investigador Responsável: Mariana Conceição Dias
Equipa do Projeto: S. Gewirtz, Ana Cristina Batalha Gama, Catarina Almeida Tomás (CICS-UM), Clara do Nascimento Rolo, Maria Beatriz Bettencourt, Maria de Fátima Chorão Cavaleiro Sanches, Maria Manuela Prata (Instituto Politécnico de Lisboa -IPL);
Entidade proponente: Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
Entidade financiadora: FCT
Objetivos: O estudo pretende analisar os percursos de mudança que estão a ser ensaiados nas escolas Portuguesas situadas em zonas desfavorecidas, associados com a implementação de novos programas de intervenção educativa e social. Esses programas têm uma linha condutora comum: o combate ao insucesso e ao abandono escolar
Palavras-chave: Exclusão social, melhoria da escola, insucesso e abandono escolar, estratégias de mudança
Duração: 2011 – 2013