Apresentação Pública Livro “Caminhos para a Prisão – Uma análise do fenómeno da criminalidade associada aos grupos estrangeiros e étnicos em Portugal” de Sílvia Gomes (CICS.NOVA/ISMAI)

 

Data: 7 de Janeiro

Local: Livraria Centésima Página – Braga

Hora: 18h30

Resumo: Caminhos para a Prisão – Uma análise do fenómeno da criminalidade associada a grupos estrangeiros e étnicos em Portugal pretende dar um contributo para a compreensão e a explicação do fenómeno da criminalidade nos grupos estrangeiros originários dos PALOP e do Leste europeu, bem como do grupo étnico cigano. É através dos caminhos narrados por homens e mulheres dos grupos sociais em apreço que se exploram os mecanismos e os processos que estão na base da compreensão da criminalidade, designadamente as estruturas de desigualdade, os processos de exclusão social, a estigmatização e o racismo. Com esta obra procura-se contribuir para o conhecimento científico em torno das questões da criminalidade, etnicidades e migrações; lançar o debate sobre aquelas que são as representações estereotipadas existentes na esfera pública em torno do crime, que fomentam sentimentos de insegurança face a determinados grupos sociais; e repensar a cultura judiciária e o papel que a discriminação pode ter no acesso ao direito e à justiça destes grupos, numa sociedade que se assume inclusiva.

Sílvia Gomes Professora auxiliar convidada no Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e investigadora no Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho (CICS/UM) e na Unidade de Investigação em Criminologia Ciências do Comportamento do Instituto Universitário da Maia (UICCC/ ISMAI). Doutorada em Sociologia, pela Universidade do Minho, com um projeto financiado pela FCT e uma tese sobre criminalidade, etnicidades e desigualdades sociais. O trabalho de produção científica e investigação tem sido, predominantemente, nas áreas da sociologia do crime e dos estudos dos media, com foco nos temas da criminalidade, criminalização, etnicidades, género, desigualdades e exclusões sociais.

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.