Ciclo de Sessões “Sociologia do Tempo e das Temporalidades Sociais: Uma Introdução”
Este ciclo, que decorreu até 9 março, teve como objetivos a familiarização dos participantes com os principais autores que refletiram e continuam a refletir sobre a centralidade do tempo na teoria social e na experiência social, e a demonstração das potencialidades teóricas e materiais dos estudos e das intervenções sobre o tempo e as temporalidades. A organização esteve a cargo de Emília Araújo (CECS/CICS), Eduardo Duque (CICS/UC), José Durán Vasquez e Xesús Lage da Universidade de Vigo / Departamento de Sociologia, Ciência Política e da Administração e Filosofia.
Calendário
Sessão 1 (9 de Fevereiro)
A sociologia do tempo e os estudos sociais do tempo: autores, conceitos, temas e metodologias
Emília Araújo (Universidade do Minho)
Resumo: Nesta sessão apresentou-se uma breve contextualização da sociologia do tempo,
incluindo autores, conceitos e métodos. Abordaram-se ainda os temas de interesse recente na
sociologia do tempo.
Sessão 2 (16 de fevereiro)
La metamorfosis de la representación del tiempo en las sociedades del trabajo modernas
José Durán (Universidade de Vigo)
Resumo: El curso tiene como principal objetivo analizar las representaciones del tiempo que hoy son
dominantes en los escenarios laborales postfordistas. (espanhol)
Sessão 3 (23 fevereiro, entre as 9h às 13h)
Tecnologias de informação e comunicação e a redefinição do tempo
Xesús Lage (Universidade de Vigo)
Resumo: La ponencia plantea la análese e la reflexión sobre os aspectos sociais e culturais
inducidos por la redefinición do tempo, induzidas pelas TICs.
Sessão 4 (1 de março)
A heterogeneidade dos tempos observáveis: um mundo dessincronizado.
Eduardo Duque (Universidade Católica e CICS)
Resumo: Esta sessão teve como objetivo discutir a importância do futuro no tempo presente, pois o ser humano, na era do “conformismo mediático”, tende a conformar o seu mundo em tempo real. Foi argumentada a ideia de que o futuro pode ganhar mais consistência na ação sobre o presente.
Sessão 5 ( 9 de março)
O tempo, os discursos e o(s) poder(s)Emília Araújo (Universidade do Minho)
Resumo: Esta sessão teve como objetivo mostrar como o tempo é um recurso poder.
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