Apresentação do livro Desigualdades de Género – Família, Educação e Trabalho

 

Imagem2O Centro Interdisciplinar de Ciência Sociais, Pólo UMinho (CICS.NOVA.UMinho) vai apresentar o livro Desigualdades de Género – Família, Educação e Trabalho, de Manuel Carlos Silva (CICS.NOVA.UMinho), das Edições Húmus, que decorrerá, na Livraria Ler Devagar, em Lisboa, no dia 20 de julho, pelas 19 horas.

O livro será apresentado por  Manuel Lisboa, Professor Associado com Agregação e Investigador do CICS.NOVA da UNL e de Sara Falcão, Professora Associada com Agregação da ULisboa e Investigadora do SOCIUS.

Desigualdades de Género – Família, Educação e Trabalho

Sinopse

Não obstante o relativo avanço em Portugal, em termos legais e políticos, nomeadamente no pós 25 de Abril de 1974, em prol da paridade entre homens e mulheres, diversos estudos (inter)nacionais atestam a persistência de desigualdades de género e formas de violência em contextos laborais (extra)domésticos, na educação e na saúde, no acesso ao trabalho e progresso nas carreiras, nas taxas de liderança, nos valores, nas relações institucionais e de poder.

Partindo duma abordagem pluricausal e plurinível (socio‑estrutural, organizacional‑política e interativa) e combinando de modo crítico os pressupostos interacionistas, weberiano‑marxistas e feministas, o poder da mulher varia em função do grau de disposição sobre recursos e recompensas, da presença/ausência de hierarquização de papéis sexuais na divisão do trabalho, do lugar ocupado na organização da empresa/instituição e na esfera (re)produtiva da unidade familiar, nas interacções e negociações de papéis, implicando esta abordagem de síntese uma base fecunda para as recentes teorias da interseccionalidade na articulação dos conceitos de género, classe, etnia, nacionalidade, idade, orientação sexual, entre outras.

O livro, tendo por base dois novos capítulos além de diversos artigos e capítulos de livro já publicados no quadro do projecto de investigação sobre Desigualdades de Género em Portugal continental, assenta numa estratégia de pesquisa de teor quantitativo (inquérito) e qualitativo (entrevistas semidiretivas). Para além da introdução, é fornecido (i) um enquadramento teórico sobre as desigualdades de género; (ii) um retrato socio‑demográfico dos inquiridos por sexo, idade, escalão etário, estado civil e escolaridade, assim como suas fontes de rendimento e (auto)(re)classificações nas diversas fases de vida; (iii) o casamento e quadro de motivações, regime de bens e recursos por cônjuge, dinâmica comunicativa, tipo e grau de organização e poder doméstico, cruzando as dimensões de emoção/afecto/amor e interesse; (iv) a desigual divisão sexual do trabalho e respectivo tempo por sexo nas tarefas domésticas e de cuidado com os filhos e demais dependentes, assim como eventuais discrepâncias entre representações e práticas; (v) o trabalho extradoméstico por género e profissões, tendo por pano de fundo o problema da reprodução e/ou mobilidade social; (vi) percursos, condições laborais e discriminações salariais, chefias e tipos de vínculos, representações e atitudes dos trabalhadores por sexo; (vii) género e concepção multidimensional de classe, estilos de vida e valores. Por fim, são apresentadas algumas conclusões e recomendações em função de estratégia em favor da paridade e igualdade de género.

INV53c572abc19d4_small

Manuel Carlos Silva – Doutorado pela Universidade de Amesterdão em Ciências Sociais e Políticas. Professor catedrático e Diretor do Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) na Universidade do Minho (2002 – 2014). Distinguido com o Prémio Sedas Nunes pela obra “Resistir e Adaptar-se” (1998, Afrontamento) sobre o campesinato, tem publicado sobre o rural-urbano, desenvolvimento e desigualdades sociais (de classe, étnicas e género). (Co)organizador de Congressos nacionais e internacionais, foi Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (2010-2012).

Logio CICSNOVAUMjpgFCT                                                                    logo

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.