III Seminário ObservatoriUM “Ser Diplomado Do Ensino Superior”

III Seminário_ divulgação

Organização:
ObservatoriUM – Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da Universidade do Minho.
Objetivos: Criar um espaço de reflexão e partilha de resultados de estudos e de práticas instituídas nas instituições de ensino superior em Portugal, tomando como foco privilegiado a transição dos diplomados para o mercado de trabalho. Empregabilidade e competências transversais, serviços de suporte ao acesso ao mercado de trabalho, diálogos universidade-empresas, retornos económicos e não económicos do investimento académico, mobilidade transnacional ilustram alguns dos temas dos trabalhos a apresentar.
Inscrições: A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia. Enviar mensagem com indicação do nome e instituição para: observatorium-senado@reitoria.uminho.pt, até ao dia 31 de maio.

Programa:

9h00  Abertura do secretariado e entrega de documentação

9h30  Sessão de abertura
Presidente da EEG – Artur Rodrigues
Reitoria – Graciete Dias
ObservatoriUM- Ana Paula Marques

10h00  Conferência: Youth, graduates labour market, global vision: Italian case study
Silvia Galeazzi & Dorel N. Manitiu, Interuniversity Consortium AlmaLaurea, Italia

11h00  Intervalo

11h30  Simpósio 1 – Estudos e práticas na Universidade do Minho
Coordenadora: Carla Sá (Escola de Economia e Gestão, UMinho)
– Da universidade ao mercado de trabalho: Perceções de competência, formação e condições de integração profissional de graduados da Universidade do Minho – Sílvia C. Monteiro, Leandro S. Almeida, & Adela Garcia (Bolseira PosDoc da FCT, Instituto de Educação & Universidade Politécnica de Valência)
– Mobilidade internacional de profissionais altamente qualificados: Contextos e motivações – Susana Amaral (doutoranda FCT, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais/ CICS-UMinho)
– As perceções dos empregadores portugueses sobre as competências transversais dos recém-licenciados em Economia e Gestão – Iris Barbosa & Carla Freire (Escola de Economia e Gestão)
– Gestão Pessoal da Carreira: Resultados da eficácia de um programa de intervenção com estudantes da Universidade do Minho – Maria do Céu Taveira, Bruna Rodrigues, Paula Barroso & Cátia Marques (Escola de Psicologia, Universidade do Minho)

13h00  Almoço

14h30  Simpósio 2 – Estudos em Universidades Portuguesas
Coordenadora: Ana Paula Marques (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais/ CICS-UMinho)
– Preparados para trabalhar? Competências transversais na transição para o mercado de trabalho – Diana Aguiar Vieira (Instituto Politécnico do Porto) & Ana Paula Marques (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais/ CICS-UMinho)
– O valor dos diplomas de ensino superior: persistência de vantagens num cenário em degradação – Mariana Gaio Alves (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa) & Miguel Chaves (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)
– Retornos salariais do Ensino Superior: Licenciatura versus Mestrado – Miguel Portela (Universidade do Minho)

16h00  Intervalo

16h15  Sessão de Posters (aceitam-se propostas até 19 maio)
– EEG Generating Skills – Programa de competências transversais da Escola de Economia e Gestão – Carla Freire (Universidade do Minho)
– Vidas congeladas – Socializados para o Trabalho, Formados para o Não Emprego? – Nuno Nora (Universidade do Minho).
– Retratos de potencial de empreendedorismo dos estudantes universitários em Portugal – Rita Moreira (Universidade do Minho)
– Reflexividade Ética na Construção da Carreira em Estudantes da Universidade do Minho – Ana Daniela Silva, Cátia Marques, Ana Catarina Costa, Daniela Ferreira, & Maria do Céu Taveira (Escola de Psicologia, Universidade do Minho)
– Empregabilidade e transição para o mercado de trabalho: perspetivas de estudantes/diplomados não-tradicionais do Ensino Superior – Liliana Paulos, Sandra T. Valadas (Universidade do Algarve) & António Fragoso (CIEO, Universidade do Algarve)
– “Ainda agora cheguei…”: Intenção de abandono do Ensino Superior após as primeiras semanas de aula, – Joana Casanova, María Esteban, António Cervero, Ana Bernardo, & Leandro Almeida (Universidade do Minho & Universidade de Oviedo)
– Mobilidade no Ensino Superior: o caso do(a)s estudantes “out” na UM – Isabel Patrocínio Monteiro (Universidade do Minho)
– JobLab – Paulo Silva (TecMinho – Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento)
– O desemprego dos diplomados da Universidade do Minho – Isabel Santos (SGAQ – Univerisdade do Minho

17h35  Sessão de Encerramento
Miguel Cabrita – Secretário de Estado de Emprego.