REVISTA CONFIGURAÇÕES|Call for papers para dossier temático sobre “Arte Política e Social: discursos e práticas”, submissão de artigos até 30 de junho de 2017

Capa recortada

A call for papers para esta Revista encontra-se permanentemente aberta.

Contudo, o n.º 20 integra um dossier temático sobre “Arte Política e Social: discursos e práticas”, pelo que se aceita a submissão de artigos para o mesmo até 30 de junho de 2017.

A Revista Configurações n.º 20 convida ao envio de artigos científicos nas áreas das ciências sociais e humanas e dos estudos artísticos.

Dossier temático: Arte Política e Social: discursos e práticas

Coordenadores: Teresa Mora (CICS.NOVA.UMinho); Francesca Rayner (CEHUM, UMinho); Natália Azevedo (Instituto de Sociologia, UPorto)

Desde o final dos anos 1990, no contexto mundial, e em particular na Europa, a arte política tem vindo a reavivar-se enquanto discurso e prática de questionamento dos modos de organização da vida coletiva nas suas estruturas de poder e de dominação, quer por instâncias e agentes do mundo da(s) arte(s), quer por interlocutores do mundo científico.

Em tempos de crise, da economia, da democracia, do Estado, do ambiente, do trabalho e emprego, da inclusão social (das minorias aos refugiados), multiplicam-se os eventos (exposições, espetáculos, instalações, filmes/documentários) por meio dos quais, em declinações várias (das artes visuais às artes performativas) e com múltiplos formatos (festivais, ciclos, trienais…), os agentes artístico-culturais (artistas, curadores, diretores) assumem um papel ativo na reflexão crítica e no debate público sobre o estado do mundo e os modelos vigentes de sociedade. Na sua dimensão social (ou relacional), a arte intervém junto de indivíduos, grupos, ou comunidades, em escalas simbólicas e territoriais diversas – no espaço público, na rua, no bairro, na escola, na prisão, na casa-abrigo, no hospital, na comunidade terapêutica –, em modalidades de agenciamento várias (de sensibilização, de participação, de cidadania, de sustentabilidade), com o objetivo social de melhorar situações reais de pessoas e de populações, em contextos (políticos, económicos e culturais) de transgressão, segregação, exclusão, guetização, estigmatização, discriminação, periferialização, privação, degradação.

Valorizados em várias escalas de poder (municipal, nacional, supranacional) como um outro meio para tentar minorar esses “problemas sociais”, os projetos artístico-culturais configuram-se, também, enquanto objetos, instrumentos e resultados de políticas públicas. No seu papel de agentes de intermediação entre artistas e públicos, os mediadores culturais (curadores, galeristas, críticos, editores, e com os mais diversos graus de institucionalização) adquirem crescente visibilidade, com destaque para a figura do curador independente, a par da prática curatorial institucionalmente enquadrada. Entre artistas e cientistas contraem-se práticas de aproximação, diálogo e cruzamento, na reflexão (teórica), na ação (metodológica e técnica), na intervenção (social). Em rutura com a tradicional divisão institucional do trabalho arte/ciência, as práticas colaborativas que cientistas sociais e artistas realizam entre si põem em causa, por um lado, uma visão normativa da prática da(s) ciência(s) assente no pressuposto de uma clara demarcação entre os seus procedimentos metódicos e discursivos e os que configuram a prática da(s) arte(s); e, por outro, um pressuposto distintivo incorporado pelo mundo da(s) arte(s) quanto à inviabilidade dos discursos e das práticas reflexivas e interventivas das ciências sociais e humanas sobre aquele mundo.

Este número temático da Revista Configurações pretende contribuir para esta reflexão. Os artigos poderão ser provenientes de qualquer domínio das ciências sociais e humanas e dos estudos artísticos e poderão reportar-se a investigações empíricas, apoiadas na análise e reflexão teórica e metodológica, e a práticas de intervenção artística. Os artigos devem ser enviados para cics@ics.uminho.pt até 30 de junho de 2017 e devem conformar-se às normas da Revista, as quais são disponibilizadas em anexo.

Informações adicionais encontram-se disponíveis em: http://configuracoes.revues.org/