CALL FOR PAPERS Empresas Familiares – Novos Desígnios – O Norte em Perspetiva

logo_Roadmap.ai

CALL FOR PAPERS

As empresas familiares são importantes agentes de criação de riqueza, emprego e coesão territorial e social. Contudo, um dos maiores problemas que as empresas familiares enfrentam é a falta de visibilidade institucional do seu contributo, nomeadamente: i) a nível económico, na cadeia de produção de criação de riqueza e valor acrescentado, em especial quanto à absorção de transferência de tecnologia e conhecimento (sobretudo por via de star-ups e iniciativas empreendedoras ligadas à setores de I&D e inovação); ii) a nível do emprego criado e consolidado ao longo do ciclo da atividade económica; iii) a nível organizacional e de governo das empresas familiares; iv) a nível do desenvolvimento da coesão territorial, na capacidade de atração e fixação de recursos humanos, realçando-se o papel destas empresas na sustentabilidade e desenvolvimento das comunidades locais.

Conhecer melhor as empresas familiares, o seu papel e impacto na economia, principais rumos e desígnios constituem os principais focos de debate do Seminário internacional Empresas Familiares – Novos Desígnios – O Norte em Perspetiva, a ter lugar a 12 de abril, no Auditório da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Leça da Palmeira. Conferencistas nacionais e internacionais em áreas diversas do conhecimento integrarão o programa do seminário.

Este Seminário desenvolve-se no quadro do projeto “Roadmap para as Empresas Familiares Portuguesas”, financiado no âmbito NORTE-02-0853-FEDER-000018, liderado pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Universidade do Minho, em parceria com a AEP. Uma das principais ações deste projeto consiste na criação de uma base de dados de famílias empresariais portuguesas da região Norte que sirva de suporte à tomada de decisão nos domínios da economia e da política.

A equipa responsável pelo projeto convida à participação neste seminário através de submissão de resumos de propostas de comunicação (até 600 palavras), de natureza teórica e/ou empírica, sobre a temática das empresas familiares. Envio de propostas até 3 de Março 2017 para roadmapef@ics.uminho.pt.

As comunicações serão publicadas em e-book (com ISBN e disponíveis no site do Projeto Roadmap para as Empresas Familiares), a partir de um template disponibilizado pela comissão organizadora.

Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo Universidade do Minho

Instituto de Ciências Sociais