Abertura de concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação|Pós-doutoramento Referência POCI-01-0145-FEDER-016901

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto “Modos de vida e formas de habitar: ilhas e bairros populares do Porto e de Braga” [Referência POCI-01-0145-FEDER-016901 (PTDC/IVC-SOC/4243/2014)], financiado pelo FEDER/FNR e Orçamento de Estado, nas seguintes condições:

Duração e Regime de Atividade:

Duração de 12 meses, com início previsto em Janeiro de 2017, eventualmente renovável até ao limite máximo permitido pelo projeto. As atividades serão desenvolvidas em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

Conteúdo funcional:

As atividades a desenvolver consistirão na gestão financeira e logística do projecto e utilização de software necessário à prossecução dos objectivos do projecto, bem como na execução das várias tarefas de investigação, nomeadamente trabalho de campo, aplicação de inquéritos e entrevistas, tratamento de dados, revisão de literatura e colaboração em relatórios do projecto.

As atividades serão orientadas pelo Investigador Responsável Professor Doutor Manuel Carlos Silva.

Requisitos:

i) Doutoramento em Sociologia, Antropologia e ou Área de Relações Interétnicas e Culturais;

ii) Experiência em Projetos de Investigação (Tarefas de Investigação e de Gestão de Ciência e Tecnologia);

iii) Bons conhecimentos de informática ao nível do utilizador;

iv) Capacidade de planeamento e organização;

v) Sentido de responsabilidade e capacidade de trabalho em equipa;

vi) Bom domínio da língua inglesa.

Legislação e regulamentação aplicável:

Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em Vigor https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf

Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Braga, e noutros locais necessários à execução do plano de trabalhos.

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa a receber será de 1.495€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores

Processos e critérios de seleção:

A seriação dos candidatos será feita com base na atribuição de um total de 100 pontos, distribuídos pelas seguintes categorias: formação e currículo académico (0 a 40 pontos); currículo profissional, atividade científica e/ou experiência em projetos (0 a 50 pontos); carta de motivação (0 a 10 pontos). A pontuação final de cada candidato resultará da soma dos pontos destes três grupos.

Com vista a esclarecimentos adicionais ou em caso de empate da pontuação, os três primeiros classificados poderão ser sujeitos a entrevista. Nesse caso, a avaliação final terá em conta a seguinte ponderação: 70% respeitante à avaliação dos critérios enunciados anteriormente, 30% respeitante à entrevista. O júri poderá não atribuir a bolsa se a qualidade dos candidatos for inferior ao perfil pretendido.

Composição do júri de seleção:

Prof. Doutor Manuel Carlos Silva

Prof. Doutor Joel Augusto Felizes

Prof. Doutor Fernando Bessa Ribeiro

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão divulgados por e-mail.

Prazo e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso estará aberto entre 30 Novembro a 14 de Dezembro de 2016. As candidaturas deverão ser enviadas por carta para:

Professor Doutor Manuel Carlos Silva

Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais

Instituto de Ciências Sociais

Campus de Gualtar

Universidade do Minho

4710-057 Braga

Os candidatos deverão instruir a candidatura com os seguintes documentos – carta de motivação, curriculum vitae, cópia(s) do(s) certificado(s) de habilitações e duas cartas de recomendação.

TODAS AS INFORMAÇÕES ESTÃO DISPONÍVEIS NO PORTAL ERACAREERS