Lançamento do livro

 

Aprendizagens empreendedoras no Ensino superior

Redes, Competências e Mercado de Trabalho

Organização de Ana Paula Marques, uma publicação da Editora Húmus

14 de outubro 2016|18h
Livraria 100ª Página|Av. Central, nº 118-120 Braga

O livro será apresentado por Pedro Teixeira (Vice-reitor UP e diretor do CIPES), pela coordenadora do livro Ana Paula Marques (CICS.NOVA/CICS.UMinho) e diretor da coleção “Debater o Social”, Carlos Silva (CICS.NOVA/CICS.UMinho).

Apesar de se desenvolverem inúmeras iniciativas e programas de empreendedorismo em Portugal nos últimos anos, são praticamente inexistentes os estudos sobre as aprendizagens não formais e informais de modo a explicitar o potencial de desenvolvimento de competências empreendedoras. As competências empreendedoras apresentam-se centrais na vida diária dos jovens, no acesso e manutenção no mercado de trabalho ou, em alternativa, na construção de uma carreira autónoma a partir da criação do autoemprego/empresa. Este livro, resultante de um projeto de investigação – Aprendizagens empreendedoras, cooperação e mercado de trabalho: boas práticas no ensino superior (POAT/FSE), remete-nos para uma discussão sobre as dinâmicas de parcerias construídas em torno do empreendedorismo no contexto das Instituições do Ensino Superior. Os objetivos definidos permitiram fazer o mapeamento dos programas, projetos de empreendedorismo e infraestruturas de suporte existentes (2007-2013), a identificação de um conjunto de “boas práticas” e a elaboração de um reportório de competências empreendedoras consideradas relevantes para apoiar os jovens na transição para o mercado de trabalho.

Autora

Ana Paula Marques, doutorada em Sociologia pela Universidade do Minho, é Professora Associada, com Agregação, em Sociologia na mesma Universidade. É membro do Conselho Geral da Universidade do Minho, diretora do curso de doutoramento em Sociologia e do mestrado em Políticas Comunitárias e Cooperação Territorial, sendo, presentemente, investigadora integrada do Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais – Polo Universidade do Minho. Foi coordenadora científica do projeto Link.EES.

aprendizanges_empreendedoras

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.