Apresentação do livro “O Desbravar dos Caminhos”, de Vasco Paiva | Hoje, 15 de maio de 2023, pelas 18H | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga)

 

Decorrerá hoje, dia 15 de maio, pelas 18H, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga), a apresentação do livro “O Desbravar dos Caminhos”, da autoria de Vasco Paiva.

 

“Após o 25 de Abril de 1974, os ventos da liberdade e da democracia também chegaram aos campos e às montanhas. Saudados com alegria em muitos locais, defrontaram, porém, forças e resistências reacionárias que queriam perpetuar o seu poder” (Paiva, 2023).

                                                     Design sem nome

➡️ A apresentação do livro estará a cargo do Professor Doutor Fernando Oliveira Baptista e do Professor Doutor Manuel Carlos Silva.
 
➡️ O autor, Vasco Paiva, é natural da Senhora da Hora, Matosinhos. É Engenheiro Florestal e participou ativamente na luta antifascista. Foi dirigente associativo no Movimento Juvenil de Ajuda Fraterna (MOJAF), na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e no Movimento da Juventude Trabalhadora (MJT). Membro do PCP desde 1969, passou à clandestinidade como funcionário em 1972, mantendo-se nessas funções até 1994.Quer antes quer depois da revolução, participou em diversos organismos dirigentes do PCP, tendo sido membro do Comité Central (CC) de 1976 a 2000, de diversas Direções Regionais, do Conselho Nacional e da Comissão Executiva. Acompanhou as lutas dos povos dos baldios e dos agricultores a partir 1973, tendo sido membro da Comissão Junto do CC do PCP para os Pequenos e Médios Agricultores até 1988. Enquanto Engenheiro Florestal, trabalhou como técnico de análise de projetos e, a partir de 2000, especialista na produção de plantas em viveiro em Portugal e em Moçambique. Foi Assistente convidado, por diversas vezes, na Escola Superior Agrária/Instituto Politécnico de Coimbra. Publicou “Na outra margem do tempo” (edição Campo das Letras, 2006), “Crónicas de um Tempo Novo” (edição Lápis de Memórias, 2014). Tem colaboração dispersa por várias publicações científicas, técnicas e literárias.

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.