“Friedrich Engels: O burguês que inventou o marxismo” é a edição em português do livro de Michael Krätke, com prefácio de Manuel Carlos Silva e Fernando Bessa Ribeiro

 

Originalmente publicado em alemão e, posteriormente, traduzido para espanhol, “Friedrich Engels: O burguês que inventou o marxismo” é a edição em português do livro de Michael Krätke, com prefácio de Manuel Carlos Silva e Fernando Bessa Ribeiro, investigadores CICS.NOVA.UMinho. Publicado em dezembro de 2022, este é uma versão alargada e revista do livro original, contando com dois ensaios adicionais.

CAPA

Neste livro, segundo Manuel Carlos Silva e Fernando Bessa Ribeiro, “na senda de alguns biógrafos e com um conhecimento muito apurado das obras de Marx e de Engels, Krätke procede a uma sofisticada análise dos contributos teóricos e políticos de Friedrich Engels”. Não raramente, “[…] as obras de Marx são lidas e valorizadas de forma crítica, mas o mesmo não acontece com as de Engels. Não só este é amiúde esquecido e mesmo criticado, como é também subestimado e até ignorado pelos detratores, não se reconhecendo o seu contributo decisivo para a criação do marxismo, sendo relegado para um papel de auxiliar e vulgarizador das obras de Marx”.

É precisamente isto que Michael Krätke se propõe a ultrapassar: “valorizado justamente não apenas como provedor económico de Marx e sua família durante largos anos, neste livro Engels é também revelado como um amigo confiável e confidente desde o seu encontro em Paris em 1844, companheiro de percurso e parceiro inseparável na construção do marxismo durante a vida e após a morte de Marx”.

Manuel Carlos Silva e Fernando Bessa Ribeiro sublinham que, “tratando-se, bem evidentemente, de um debate em aberto, as eventuais divergências que possam existir entre os que se interessam pelo legado de Engels em nada beliscam a sua relevância e contributos decisivos para a construção do marxismo, como Krätke nos mostrou ao longo de um livro escrito com elegância e ancorado numa pesquisa documental extensa e minuciosa”.

Livro disponível para compra em https://edicoeshumus.pt//index.php?route=product/product&product_id=1508.

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.