“Portugal in a European Context: Essays on Taxation and Fiscal Policies in Late Medieval and Early Modern Western Europe, 1100-1700” (2023) | Nova publicação, editada por Rodrigo da Costa Dominguez (CICS.NOVA.UMinho) e Amélia Aguiar Andrade (NOVA FCSH)

“Portugal in a European Context: Essays on Taxation and Fiscal Policies in Late Medieval and Early Modern Western Europe, 1100-1700” (ISBN 978-3-031-06227-8) é a mais recente publicação de Rodrigo da Costa Dominguez, coordenador e investigador CICS.NOVA.Uminho, em parceria com Amélia Aguiar Andrade, Professora Catedrática do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do Instituto de Estudos Medievais (IEM).

Capa

Embora Portugal tenha sido um dos primeiros Estados europeus com fronteiras estáveis, o processo de construção de um estado fiscal português encontra-se ainda por estudar em pormenor. Este volume reúne estudos sobre o desenvolvimento do estado fiscal português, numa perspectiva comparativa em relação a outros reinos na Europa, tais como Castela e Aragão, Inglaterra, Toscana, Estados Papais, Holanda e França, a fim de colocar Portugal no debate internacional mais amplo e comparativo sobre o desenvolvimento do estado fiscal.

Como um caso muito distinto, Portugal continua a ser pouco estudado e sub-representado na literatura mais vasta sobre o desenvolvimento dos estados fiscais. Há relativamente poucos estudos sobre a construção de um estado fiscal em Portugal que sejam acessíveis a uma audiência internacional. Este livro dará uma contribuição fundamental para este campo, ainda cheio de potencial inexplorado. Combinará a mais recente teoria e o contexto comparativo com uma reconstrução detalhada das finanças estatais portuguesas, adotando um quadro cronológico mais longo, que acompanha o seu desenvolvimento desde o período medieval até ao início do período moderno. Também disponibilizará a investigação mais recente dos estudiosos portugueses a um público mais vasto e internacional, e será de particular interesse para investigadores e estudantes de história financeira e económica.

A publicação e informação adicional encontram-se disponíveis aqui.