Apresentação do livro “Sob o Signo da Revolução de 1820: Economia e Sociedade” | Biblioteca Passos Manuel (Assembleia da República) | 14 de dezembro de 2022 | 18H

 

Decorrerá, no próximo dia 14 de dezembro de 2022, pelas 18 horas, na Biblioteca Passos Manuel (Assembleia da República) a apresentação do livro “Sob o signo da revolução de 1820: economia e sociedade” (Colecção parlamento #74), da autoria da Professor Doutora Miriam Halpern Pereira. A apresentação será conduzida pelo Professor Doutor José Manuel Lopes Cordeiro, investigador CICS.NOVA.UMinho.

                                                                                                         Cartaz

O regime de 1820-23 abalou o poder real e a igreja, mas não mudou o aparelho de Estado, nem a estrutura social de Antigo Regime a ele articulado, apesar de ter sido bastante questionada. Paradoxalmente, isso só aconteceria, sob a égide de um texto constitucional moderado, em 1834. Foram a violência da contrarrevolução miguelista e a inexorável perda do Brasil que apontaram a necessidade imperiosa de uma mudança administrativa e social para criar as bases de um Estado liberal. Da Revolução de l820 ficou a lição de coragem do primeiro passo, ficou a independência nacional recuperada e a memória da mais democrática Constituição até 1976.

 

Para mais informação, por favor, contactar 213 919 353 | livraria@ar.parlamento.pt

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.