Lançamento do livro “Palavras em Ruínas” (Lisboa: Astrolábio Edições, 2022) | 19 de Dezembro | 18H | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

 

No próximo dia 19 de dezembro, pelas 18 horas, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga), decorrerá o lançamento do livro “Palavras em Ruínas (Lisboa: Astrolábio Edições, 2022), que já se encontra disponível no site da editora. A apresentação do livro será conduzida por José Manuel Lopes Cordeiro (docente ICS-UMinho e investigador CICS.NOVA.UMinho).

Guilherme Pozzer Cartaz

 

 

“Palavras em Ruínas” é uma coletânea que explora as temáticas da memória e da experimentação do espaço arruinado em contextos de desindustrialização. Em diferentes localidades, desafios como desemprego, precariedade e proliferação de áreas industriais abandonadas criam um cenário melancólico e de incertezas, mas também de muita riqueza cultural, social e histórica. Composta de contos curtos e poesias, todos ilustrados, a coletânea se dirige a um público cada vez mais curioso sobre as “ruínas da modernidade”, urbanas e industriais, sejam especialistas ou leigos. Os textos apresentam perspectivas e formas de experimentação sensorial do espaço e da memória a partir dos sujeitos que vivenciaram o apogeu e a decadência da indústria. Operários, ex-operários e desempregados; proprietários e gerentes; jovens e idosos, famílias e indivíduos solitários, um pesquisador e exploradores urbanos; todos compartilham a experiência do espaço fabril. Alguns durante o pleno funcionamento da indústria, outros quando ela já encerrou suas atividades; alguns vivenciaram o espaço no seu esplendor, outros na decadência, no abandono e na ruína. Pelo olhar desses sujeitos, melancolia, excitação, contemplação, curiosidade e nostalgia misturam-se à imaginação e aos sentidos, aos silêncios, ruídos e à memória do lugar.

 

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.