7.º Seminário Almoço-CICS 2022 I “Família em cena: a ilegitimidade em Nossa Senhora das Neves no sertão do rio Macaé, 1809-1888” I 22/11/2022 | 12H30 | Formato Híbrido

No próximo dia 22/11/2022, decorrerá, em formato híbrido (on-line e presencial, na Sala de Atos do ICS-UM), o Seminário Almoço-CICS intitulado “Família em cena: a ilegitimidade em Nossa Senhora das Neves no sertão do rio Macaé, 1809-1888“, lecionado pela Professora Doutora Vitória Schettini  (FAPERJ, ABPHE, Universo, FASM e UNIFAMINAS). O evento é gratuito, mas carece de inscrição, que poderá ser realizado através do QR Code disponível no cartaz ou através de https://forms.gle/xTib8CCH9cuEzgeC6.

1

A comunicação tem por objetivo analisar alguns elementos da composição familiar na freguesia de Nossa Senhora das Neves do Sertão do Rio Macaé, entre os anos de 1809 a 1888.  Nossos maiores esforços estarão voltados para o índice de ilegitimidade que serão compreendidos a partir da dinâmica econômica e social da freguesia na longa duração. Nossas fontes principais serão os Registros Paroquiais de Batismos, os Mapas de População, o Recenseamento Geral do Brasil Império, o Almanak Laemmert e os Registros Paroquiais de Terras. Alguns extratos recolhidos desses documentos nos permitem perceber Macaé em dois momentos distintos. O primeiro, datado de 1809 até 1850, que será marcado por uma forte presença de escravos adultos no ato do batismo e alto índice de legitimidade. O segundo, de 1850 até o final da escravidão, recorte em que  há uma mudança significativa na idade dos batizandos e na legitimidade. É uma pesquisa financiada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, que está em desenvolvimento, mas que nos apresenta alguns resultados.

📍 Vitória Schettini é Bolsista Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Líder do Grupo de Pesquisa: Sociedade, cultura e trabalho na região da Zona da Mata mineira, séculos XVIII-XX e do Grupo de Pesquisa Política, sociedade e economia no Brasil oitocentista. Membro da Diretoria da associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (2021/2023). Possui Graduação em Filosofia pela Faculdade Santa Marcelina e Graduação em História na Universidade Estácio de Sá. Pós-Graduação em Fundamentos Educacionais e Mestrado em História pela Universidade Severino Sombra. Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho. Pós-doutorado em História na Universidade do Minho (Bolsista CAPES) e pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora da Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira (Niterói/RJ), da Faculdade Santa Marcelina e do Centro Universitário Unifaminas (Muriae/MG).

Traga o seu contributo e junte-se a nós, para um debate enriquecedor, seguido de um momento de convívio com almoço partilhado!