Rodrigo da Costa Dominguez eleito presidente da The Economic and Business History Society

 

Rodrigo da Costa Dominguez, investigador júnior integrado contratado e coordenador do CICS.NOVA.UMinho, foi eleito presidente da The Economic and Business History Society, associação académica internacional que congrega especialistas em História Económica e História dos Negócios/História Empresarial de renomadas instituições de todo o mundo.

                                                           1

A eleição teve lugar no último congresso da associação, realizado de 18 a 21 de Maio de 2022, em Salt Lake City, Utah, Estados Unidos da América. O Doutor Rodrigo Dominguez assumiu as respectivas funções de presidente no último dia 30 de Setembro de 2022, terminando o seu mandato em Setembro de 2023, ano no qual a conferência anual da referida associação realizar-se-á em Portugal, na cidade do Porto, em parceria com a Red Arca Comunis, associação espanhola de História Fiscal, com a qual o CICS.NOVA.UMinho tem um protocolo de cooperação internacional, e da qual o investigador também faz parte.

Criada em 1975, a EBHS incentiva a formação interdisciplinar nas áreas de negócios, instituições e história económica, e a aplicação de perspectivas históricas às questões atuais. Dentre os membros estão historiadores, economistas, profissionais de negócios, cientistas sociais e outros que compartilham esses interesses comuns. Os membros estão localizados, essencialmente, nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa Ocidental e no Extremo Oriente.

Uma vez por ano, a sociedade realiza sua conferência anual de três dias na segunda quinzena de Maio ou princípios de Junho. Os membros e outros académicos são convidados a estar presentes e participar através da apresentação de papers, participando de discussões sobre uma ampla gama de tópicos e participando de atividades culturais ou visitas a locais históricos na área. Uma parte importante de cada conferência é o banquete anual realizado sexta-feira à noite de cada encontro. Todos os anos, um orador amplamente reconhecido é convidado a apresentar uma conferência. A reunião anual também oferece uma oportunidade para os colegas discutirem informalmente os tópicos pertinentes aos seus interesses compartilhados. O foco é a integração e oferecer o melhor feedback possível aos conferencistas relativamente aos trabalhos apresentados.

📌 A Call for Papers para a conferência do Porto já se encontra aberto no site da associação. As submissões de propostas de comunicação e de painel podem ser feitas, por via eletrónica, no enderenço: https://ebhsoc.org/48th-economic-and-business-history…/

Rodrigo Mais detalhes da associação em: http://ebhsoc.org

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.