6.º Seminário-Almoço CICS 2022 | 31 de outubro | 12H30 | Formato On-line | “Turismo jovem e grupos culturais do ensino superior em contexto pandémico”

No próximo dia 31 de outubro de 2022, pelas 12H30, decorrerá, em formato on-line (e não híbrido, como inicialmente previsto, devido à falta de condições técnicas para realização presencial), o Seminário-Almoço CICS intitulado “Turismo jovem e grupos culturais do ensino superior em contexto pandémico, lecionado pela Prof.ª Doutora Maria Cristina Moreira, Doutorada em Economia pela Universidade de Navarra, Professora Auxiliar da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (EEG-UM) e investigadora CICS.NOVA.UMinho e pela Dr.ª Rute Teixeira, Licenciada em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (ICS-UM) e Mestranda em Economia Social na Escola de Economia e Gestão da mesma universidade (EEG-UM).

1

A comunicação versará sobre o fenómeno do turismo jovem num contexto pandémico, procurando analisar as práticas turísticas dos jovens universitários, as suas motivações culturais e os fatores ou condicionantes que afetam e explicam essas mesmas práticas e compreender, ainda, possíveis alterações comportamentais derivadas da pandemia Covid-19. Será uma breve apresentação do trabalho desenvolvido no âmbito da Dissertação de Mestrado de Rute Teixeira, do qual a Professora Doutora Maria Cristina Moreira é orientadora, em parceria com a Professora Doutora Cláudia Helena Nunes Henriques, Doutorada em Economia e Professora Adjunta da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. A pesquisa foi elaborada contando com os contributos de vários autores que trabalharam os conceitos de turismo jovem e práticas culturais sustentáveis, associando estes ao contexto pandémico e ao modo calamitoso como as práticas turísticas foram afetadas. Assim, esta investigação constitui um contributo relevante para a reflexão sobre o turismo entre estudantes universitários.

📌 Este seminário será o retomar dos encontros já habituais no presente ano letivo. Excecionalmente, como referido e ao contrário do que estava inicialmente planeado, o Seminário decorrerá apenas em formato on-line.

📌 A entrada é gratuita, mas carece de inscrição, que pode ser realizada através de https://forms.gle/fhD8AbGsr67z8XHh8 ou recorrendo ao QR Code disponível.