Seminário Internacional “Trabalho Sexual e Migrações: Políticas e Práticas de Cuidado e de Controlo” | 27 de maio | 14H30 | ICS-UM

Decorrerá, no próximo dia 27 de maio, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, o Seminário Internacional intitulado “Trabalho Sexual e Migrações: Políticas e Práticas de Cuidado e de Controlo“.

Seminário Internacional - História Facebook e Instagram (1)

Trabalho sexual e migrações constituem fenómenos sociais polémicos e mesmo fraturantes, incluindo no movimento feminista. A partir de posições teóricas críticas, Estefanía Acién (LASC, UAL), Mara Clemente (CIES-ISCTE) e Ángeles Arjona (LASC, UAL) convocarão a nossa atenção para questões relacionadas com a disposição do corpo, a circulação de pessoas entre Estados, as políticas de controlo estatal e o tráfico, nomeadamente para o mercado do sexo, sem descurar a análise das práticas de cuidado e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade. Tendo como preocupação central as trabalhadoras sexuais, seus quotidianos e projetos de vida, marcados por múltiplas formas de exclusão e estigmatização, as suas intervenções serão comentadas por Manuel Carlos Silva.

🎤 Estefanía Acién é doutora em Estudos Migratórios, Desenvolvimento e Intervenção Social pela Universidade de Almería. professora assistente doutorada na Área de Antropologia Social do Departamento de Geografia, História e Humanidades da Universidade de Almería. Dedica-se ao estudo da realidade das mulheres imigrantes que praticam a prostituição, nomeadamente as da Nigéria. estuda os efeitos dos sistemas de combate ao tráfico de pessoas e das políticas públicas de gestão do fenómeno da prostituição nas condições de vida de quem o pratica e na prevenção da violência sexista, especialmente em casais jovens. É ainda diretora do grupo de investigação Laboratorio de Antropología Social y Cultural da Universidad de Almería (LASC, HUM-472), investigadora doutora colaboradora do Centro de Estudio de las Migraciones y las Relaciones Interculturales (CEMyRI) e ativista do movimento feminista pró-direitos no trabalho sexual e no programa “Por los Buenos Tratos” para a prevenção da violência sexista promovido pela ONG Acciónenred-Andalucía.

🎤 Mara Clemente é investigadora integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) – e investigadora associada do Observatório da Emigração (OEm) da mesma instituição. Professora convidada no Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL. Depois do doutoramento em Sociologia, na Sapienza, Universidade de Roma, Mara tem integrado vários projetos de pesquisa, na Europa e na América do Sul, centrados em questões de género e sexualidade em contextos migratórios. Ao longo dos últimos anos, tem dedicado uma especial atenção ao estudo do tráfico de pessoas na Europa do Sul.

🎤 Ángeles Arjona é professora titular da Universidade de Almeria (Espanha). Como investigadora interessa-se por imigração, mercado de trabalho, economia étnica, género, segregação e habitação. Tem mais de setenta publicações em revistas nacionais e estrangeiras, nomeadamente, na Revista Internacional de Sociología, na Revista Española de Investigaciones Sociológicas, na Gazeta de Antropología, na Revista Colombiana de Sociología e na Polish Sociological Review. É autora e organizadora de diversos livros e capítulos de livros.

📌  O evento é gratuito e não carece de inscrição.
📌 Para mais informação, por favor, contactar cics@ics.uminho.pt